Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Thais Cristina Cardoso da-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Eliane Soares-
dc.contributor.authorBezerra, José Arimatéa Barros-
dc.date.accessioned2019-08-29T12:48:05Z-
dc.date.available2019-08-29T12:48:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Thais Cristina Cardoso da; FERREIRA, Maria Eliane Soares; BEZERRA, José Arimatéa Barros. Utilização da Brinquedoteca da Faculdade de Educação para a diminuição da evasão dos alunos do 1º e 2º semestre dos cursos de pedagogia presenciais da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45305-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrinquedotecapt_BR
dc.subjectCurso de pedagogiapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.titleUtilização da Brinquedoteca da Faculdade de Educação para a diminuição da evasão dos alunos do 1º e 2º semestre dos cursos de pedagogia presenciais da UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo iniciarem o curso de pedagogia, os alunos se deparam com uma situação de desmotivação gerada por alguns fatores,principalmente, porque não se identificarem com o curso, bem como a desvalorização do curso e do profissional e a predominância de aulas teóricas. Essas informações foram levantadas a partir de conversas e questionários aplicados com alunos dos semestres iniciais do curso de Pedagogia, no ano de 2016. A pesquisa foi feita da seguinte forma: 25 questionários do 1° semestre noturno e mais 29 questionários do 2° semestre noturno, e 37 respondidos no 1° do diurno e mais 31 do 2° semestre diurno. Com o objetivo de aproximar os alunos de alguma atividade pedagógica, nesse período, promoveu-se uma ação com o objetivo de explicar aos alunos ingressantes a utilidade da brinquedoteca da Faculdade de Educação. Apresentamos a brinquedoteca através de slides que mostravam sua história. Logo depois, as regras de convivência foram explicadas e por fim os estudantes puderam exercitar o brincar livre, atividade não direcionada que remete à cultura da infância. Concluiu-se que a maioria dos alunos ingressantes de ambos os cursos, diurno e vespertino-noturno, não tinham visitado a brinquedoteca. Porém, os alunos do segundo semestres de ambos os turnos já haviam visitado o espaço. Com a apuração dos dados dos questionários as monitoras organizaram a referida visita que teve como intuito apresentar a brinquedoteca para aqueles que ainda não a conheciam ter a oportunidade de conhecê-la através da realização de uma atividade lúdica, onde os alunos puderam interagir com o espaço através do brincar livre. Deste modo, pudemos perceber a importância da brinquedoteca como espaço das práticas no âmbito pedagógico, já que alguns alunos a utilizaram, durante o semestre, para apresentação de trabalhos acadêmicos e como um ambiente dentro da UFC propício para a criança exercitar a cultura do brincar.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tccsilva.pdf51,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.