Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Sabrina Teixeira de-
dc.contributor.authorRibeiro, Raiane Cunha-
dc.contributor.authorSoares, Lucas Paulino-
dc.contributor.authorLucas, Monica Cristina de Lucena-
dc.date.accessioned2019-08-29T12:39:02Z-
dc.date.available2019-08-29T12:39:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, Sabrina Teixeira et al. Uso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45299-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectDifusão de informaçõespt_BR
dc.titleUso de rede sociais na comunicação institucional da PROGRAD/UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom a expansão do acesso à internet e sua popularização, sobretudo nos segmentos mais jovens da população, as instituições de ensino estão fazendo uma utilização mais intensa das redes sociais como canal de comunicação com seu público. Na Prograd, esse tipo de comunicação é feito com o intuito de divulgar notícias, eventos, editais e campanhas de interesse da comunidade estudantil. Serve ainda para receber dúvidas, críticas e sugestões da comunidade acadêmica. Este trabalho se propõe a analisar o uso das redes sociais pela Divisão de Comunicação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará (Prograd/UFC). O objetivo principal é verificar os impactos dessa abordagem específica no processo de comunicação com os diferentes segmentos de seu público – alunos, professores, pré-universitários, familiares e sociedade em geral – e como o seu acompanhamento pode contribuir em ações e decisões da gestão da pró-reitoria. Para tanto nos concentraremos sobre o Facebook no semestre 2016.1. A partir das métricas fornecidas pela própria rede social, faremos um levantamento dos conteúdos e formatos publicados na fanpage da Prograd/UFC que mais favorecem a interação e o engajamento do público. Analisaremos a composição das postagens, a partir dos textos, produções gráficas, vídeos e links, etc, bem como sua repercussão, através de curtidas, comentários e compartilhamentos e em que medida essa interação influenciou a gestão da comunicação e, de maneira mais abrangente, das ações institucionais relativas à Prograd. Desta maneira, podemos verificar que se trata de um meio de contato direto com a Prograd, mediado por uma equipe de comunicação, em que as informações são trocadas de forma simples e prática, com linguagem apropriada. Ao fornecer, com facilidade de acesso, material relevante e respostas rápidas a dúvidas e críticas, o uso das redes sociais contribui para que os públicos estejam informados e ambientados ao universo acadêmico da graduação.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_stsousa.pdf49,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.