Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45292
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pitombeira, Suelen Almeida | - |
dc.contributor.author | Melo Júnior, Raimundo Nonato Alves de | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Wesley de Sousa | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Daniel Barboza | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-29T12:23:44Z | - |
dc.date.available | 2019-08-29T12:23:44Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | PITOMBEIRA, Suelen Almeida et al. Curso de matemática básica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45292 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Monitoria de graduação | pt_BR |
dc.subject | Curso de matemática | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.title | Curso de matemática básica | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | De acordo com o MEC, o Curso de Administração foi o mais procurado no Brasil pelo Sistema de Seleção Unificada em 2015 e também o curso com maior número de inscrições da Universidade Federal do Ceará no mesmo ano. Apesar desses dados, a evasão do curso ainda é notória. Muitas dessas desistências se devem ao fato do curso possuir algumas disciplinas de natureza quantitativa, e com isso os alunos encontram dificuldades provenientes de dois fatores principais: a falta de proficiência na área, resultante de deficiências adquiridas nos níveis anteriores de ensino e a falta de uma percepção clara de como os conteúdos matemáticos podem ser utilizados na prática administrativa. Em vista disso, o Projeto de Monitoria de Graduação Aplicações da Matemática na Administração criou o curso de Matemática Básica que tem por objetivo, auxiliar os estudantes das disciplinas de cálculo como também ensinar a base dos conceitos matemáticos e problemas cotidianos que aparecerão no decorrer do curso de administração. A metodologia utilizada consiste em aulas expositivas do conteúdo, por meio de definições, problemáticas, propriedades, exercícios de fixação, resoluções de dúvidas e proposições acerca da matéria contextualizada com as disciplinas de administração. As aulas são ministradas pelos bolsistas do projeto e oferece apostila do conteúdo trabalhado com conceitos e questões gabaritadas e solucionadas. O curso de Matemática Básica busca obter feedbacks dos participantes através de pesquisa, com o objetivo de melhorar as próximas edições, ouvir sugestões e críticas em relação a temas, avaliação dos monitores, como também a percepção dos alunos em relação a matemática. Sendo assim, observa-se o benefício do curso de Matemática Básica para os alunos de administração, visto a melhor clareza dos estudantes em relação as disciplinas de matemática, auxiliando e diminuindo a evasão, além da contribuição aos ministrantes da prática inicial à docência, com a utilização de habilidades de ensino. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_sapitombeira.pdf | 49,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.