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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Tássia Fernandes-
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Ari de-
dc.date.accessioned2019-08-29T11:01:46Z-
dc.date.available2019-08-29T11:01:46Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERREIRA, Tássia Fernandes; ANDRADE, Francisco Ari de. Os conceitos de moral e ética e a importância dessa compreensão docente no contexto educacional. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 910-918.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45285-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs conceitos de moral e ética e a importância dessa compreensão docente no contexto educacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente artigo objetivamos apresentar os conceitos dos termos moral e ética, comumente utilizados no contexto educacional e, em especial, no ambiente escolar, e confundidos por professores e profissionais deste ambiente. Pretendemos aclarar esses conceitos, estabelecendo as diferenças entre eles, a fim de facilitar o trabalho pedagógico dos professores que reconhecem a importância de uma educação pautada nas dimensões da ética e da moral, mas que não atentam para sua etimologia. É relevante fazer a diferenciação dos termos aqui mencionados, devido à confusão conceitual que constantemente verificamos, o que interfere na compreensão do professor e, consequentemente, na formação que dispensa a seus alunos. Neste trabalho bibliográfico apresentamos as definições dos dois termos supracitados, assim como as de determinados vocábulos derivados da palavra moral, também, por vezes, utilizados com equívoco, não só por profissionais da educação, mas pela sociedade, de forma mais geral. Temos como base teórica as perspectivas de autores contemporâneos do ramo acadêmico e também professores universitários, como Cortella (2013, 2013a), La Taille (2005; 2006; 2013), Amorim Neto e Rosito (2009), os quais explanam de forma simplificada a diferença entre moral e ética, sem se distanciar da área educacional. Consideramos que este trabalho possa contribuir para sanar possíveis dúvidas referentes à temática aqui abordada, à medida que tece considerações do referido assunto no contexto social e escolar contemporâneo. A escola pode e deve ser local de formação moral e ética, mas para que isso seja possível é necessário, no mínimo, a atenção docente ao significado dos termos que circundam essa formação.pt_BR
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