Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45265
Tipo: Resumo
Título: Cine-pensamento no grupo de estudos PE(N)SAR o corpo
Autor(es): Santos, Roger Ribeiro
Silva, Fidel Machado de Castro
Cavalcante Júnior, Francisco Silva
Palavras-chave: Cinema;Pensamento;Imagem-movimento
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTOS, Roger Ribeiro; SILVA, Fidel Machado de Castro; CAVALCANTE JÚNIOR, Francisco Silva. Cine-pensamento no grupo de estudos PE(N)SAR o corpo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O pensar como movimento do corpo e a imagem-movimento (filme) como veículo condutor do fazer pensar para possibilitar um agir pensante. A imagem-ação como vetor de sensibilização de corpos para a ampliação do pe(n)sar o corpo. O grupo de Estudos Pe(n)sar o Corpo apresenta-se como um ambiente de reflexão sobre as possibilidades do corpo para o desenvolvimento do pensamento argumentativo, crítico e estético com o intuito de integrar estudantes interessados na aprendizagem do pensamento argumentativo e na integralização de saberes, em um contexto heterogêneo de alunos de diferentes semestres dos mesmos cursos e de cursos afins. Incorporar as afecções como imagens. O corpo-imagem-pensamento. As imagens de corpos. Os processos de ser imagem. A ampliação da compreensão do corpo humano não somente como peso para fins de controle métrico e quantitativo, mas, também, como ser pensante a ser concebido na sua existência humana em resposta às expectativas do mundo contemporâneo. Como aporte metodológico para o desenvolvimento do pensamento argumentativo é necessário o engajamento do estudante universitário em uma comunidade de prática do pensamento científico, crítico e estético. O Grupo de Estudos Pe(n)sar o Corpo se apresentou como um contexto propício para a aprendizagem do pensamento argumentativo por meio de projeção de filmes de longa e curta metragens, documentários e criação de ensaio em múltiplas formas de linguagem (letramentos) em resposta às afecções geradas pelos filmes. O processo criativo humano é, sobretudo, imagem-ação. As afecções geradas nos corpos pela leitura do mundo sob a perspectiva filosófica de imagens-conceito produziram pulsões que vibraram no corpo e convidaram à ação de inventar novas lentes para a invenção de novos mundos. As imagens, sob a égide de uma licença poética-conceitual, sofreram deformações e foram transformadas em vídeos-conceito como apresentação e compilação das afecções reverberadas durante o processo de imagem-movimento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45265
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_rrsantos.pdf48,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.