Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45258
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Renan Capistrano | - |
dc.contributor.author | Soares Júnior, Luiz | - |
dc.contributor.author | Moreno, Lucas Mesquita | - |
dc.contributor.author | Vieira, Israel Santana | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T19:48:18Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T19:48:18Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Israel Santana et al. Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45258 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sistematização | pt_BR |
dc.subject | Melhoria | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A cultura avaliativa nos cursos de graduação da UFC está definida formalmente no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC(PDI 2013-2017) e na lei 10.861 de Abril de 2004, do SINAES-Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Entretanto, uma autêntica cultura avaliava exige, dentre outros fatores, a utilização plena dos módulos de avaliação do SIGAA pelos professores e alunos, um suporte para tecnologia da informação e a articulação nos diversos níveis da UFC para que as oportunidades de melhorias implantadas de forma planejada. Neste contexto, este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre informações e dados estatísticos relevantes para a gestão acadêmica e administrativa do curso numa perspectiva de integração entre as fontes e oportunidade de melhoria. O trabalho faz parte do projeto de monitoria denominado de “Melhoria na Gestão Acadêmica e Administrativa do CEM - Fortaleza” aprovado na PROGAD. Nesta fase, foram utilizados como fontes de informação os resultados das Autoavaliações Institucionais de 2015, relatório do ENADE 2014, PPC do curso, Auditoria Interna da AUDIN/UFC em 2015, Pesquisas do Centro de Tecnologia em 2014 e SINAES. Os resultados preliminares indicam a necessidade de reforma do projeto pedagógico do curso (PPC), particularmente quanto às diretrizes para avaliação periódica do curso. Outro fato é que 90% dos alunos avaliados no ENADE 2014 têm a percepção de que as atividades práticas são insuficientes para relacionar os conteúdos teóricos do curso. Essa percepção também é forte na avaliação pelo SIGAA e pelo Centro de Tecnologia, por parte dos alunos. Os resultados identificados e ações decorrentes desta fase do trabalho estão no Plano de Melhoria do Curso para 2016-2. Pretende-se com a continuidade deste trabalho identificar os pontos fortes e as limitações do curso, discuti-los com professores, alunos e funcionários e, em decorrência, apontar caminhos para levar o nível do curso em curto e médio prazo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rcvieira.pdf | 50,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.