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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Paolla Brenda Mota-
dc.contributor.authorAmaral, Maria Katharine Ferreira do-
dc.contributor.authorRocha Neto, Artur Rodrigues-
dc.contributor.authorCarneiro, Domingos Sávio Silva-
dc.contributor.authorSoares, Jose Marques-
dc.date.accessioned2019-08-28T19:10:18Z-
dc.date.available2019-08-28T19:10:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Paolla Brenda Mota; et al. Projetos liga engenharia e sala virtual de estudos: especialização das características de usabilidade de um ambiente virtual em apoio ao ensino presencial. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45247-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectInterface com o usuáriopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleProjetos liga engenharia e sala virtual de estudos: especialização das características de usabilidade de um ambiente virtual em apoio ao ensino presencialpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPropõe-se neste projeto de graduação a configuração de um arcabouço tecnológico que contribua efetivamente com a melhoria das condições de ensino e de aprendizado em disciplinas do Centro de Tecnologia. O projeto LIGA Engenharia é associado ao projeto Sala Virtual de Estudos, que, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), busca proporcionar um espaço de extensão da sala de aula presencial, oferecendo não só instrumentos de uso convencional, mas também um arcabouço expansível e que permita agregar tecnologias de domínio específico. Visa-se, com este espaço, colaborar com a redução da evasão e das reprovações. Devido à complexidade inerente à construção de um ambiente virtual completo, optou-se, neste 2º ano de projeto, pela adaptação e especialização do ambiente Moodle, visto ser este um software de código aberto e de larga utilização em muitos países. Este trabalho concentra-se especificamente na especialização das características de usabilidade do AVA. Busca-se fornecer aos usuários, simultaneamente, aparência atrativa e facilidade na busca e gestão de recursos. Foram feitos estudos sobre AVAs e temas já existentes disponibilizados para o Moodle de modo a reconhecer padrões que fossem mais relevantes e apropriados ao contexto deste projeto. A interface foi especificada com cores suaves e diferentes tons de azul (cor presente no brasão da UFC). Além disso, especificou-se também a reorganização dos elementos da interface com o usuário. Após esboço, a interface projetada foi implementada no ambiente de desenvolvimento de modo a alcançar tais critérios. Para isso, foram utilizadas as tecnologias PHP, HTML, CSS e Less, que permitiram otimizar e adaptar o tema original do Moodle. Tais adaptações e futuras melhorias serão aplicadas no servidor Moodle do DETI até dezembro de 2016, juntamente com os demais recursos em desenvolvimento no projeto.pt_BR
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