Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Odécia Gomes dos-
dc.contributor.authorSilva, Júlio Soares da-
dc.contributor.authorDavi, Alysson Bruno de Castro-
dc.contributor.authorSales, João José de Mesquita-
dc.contributor.authorSilva, Guilherme de Lira Sobral-
dc.contributor.authorCândido, Magno José Duarte-
dc.date.accessioned2019-08-28T19:08:56Z-
dc.date.available2019-08-28T19:08:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Odécia Gomes dos; et al. Semana zero e recepção de calouros: eventos para apresentar aos alunos o Projeto NEEF recém-ingresso. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45246-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgronomiapt_BR
dc.subjectZootecniapt_BR
dc.subjectNovatospt_BR
dc.titleSemana zero e recepção de calouros: eventos para apresentar aos alunos o Projeto NEEF recém-ingressopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA cada semestre os integrantes dos Centros Acadêmicos Quatro de Dezembro do curso de Zootecnia e Dias da Rocha do curso de Agronomia realizam em parceria com todos os grupos de estudos de ambos os cursos as denominadas Semana Zero da Zootecnia e a Recepção de Calouros da Agronomia. O objetivo desse trabalho é aproximar os novos alunos do ciclo profissionalizante como um mecanismo de integração acadêmica. São eventos nos quais os alunos veteranos dos dois cursos fazem uma programação dinâmica e acolhedora aos calouros, proporcionando o primeiro contato com o ambiente acadêmico onde são apresentados os cursos e as áreas de atuações que os futuros profissionais poderão seguir. Além disso, são apresentadas as dependências da Universidade, integrando os estudantes ao ambiente universitário, bem como explicando as ações desenvolvidas por cada grupo de estudo, as atividades de extensão e de pesquisa. Durante esses momentos de apresentação inicial aos calouros, é divulgado o projeto NEEF (Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura) recém-ingresso, onde os alunos que se interessam pela área de forragicultura são estimulados a se engajarem no NEEF ao longo do primeiro semestre do seu curso. É perceptível um aumento significativo da participação dos alunos no projeto: 14; 18; 25; 30; 26 e 37 alunos nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015, respectivamente. Os dois eventos demonstram bons resultados para os alunos e para o projeto de graduação NEEF recém-ingresso, o que é evidenciado pela participação e assiduidade dos recém-ingressos. Como consequência do projeto, observa-se maiores afinidade dos participantes com o curso e interação com os veteranos a partir das atividades desenvolvidas no NEEF, contribuindo para a redução na evasão.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ogsantos.pdf50,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.