Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Marcela Quitara Pereira Silva dos-
dc.contributor.authorPacheco, Bianca dos Santos-
dc.contributor.authorMedeiros, Mariana de Vasconcelos-
dc.contributor.authorMoreira, Jeanne Marguerite Molina-
dc.date.accessioned2019-08-28T18:34:24Z-
dc.date.available2019-08-28T18:34:24Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcelo Quitara Pereira Silva et al. Análise dos motivos de evasão acadêmica dos alunos ingressantes no curso de ciências contábeis da FEAAC/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45232-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão acadêmicapt_BR
dc.subjectCiências contábeispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAnálise dos motivos de evasão acadêmica dos alunos ingressantes no curso de ciências contábeis da FEAAC/UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs Instituições de Ensino Superior (IES) vêm sofrendo com a evasão crescente dos discentes ao longo dos anos. Entende-se por evasão o exposto por Gaioso (2005) que, “a evasão é um fenômeno social complexo, definido como interrupção no ciclo de estudos”, ocorre quando o aluno deixa as atividades acadêmicas independente das razões que o levaram a esse afastamento. O trabalho realizado na monitoria de graduação em Ciências Contábeis da FEAAC/UFC tem por objetivo, levantar as causas que fazem com que alunos recém-ingressos desistam do curso; mostrar o leque de opções que o graduando tem na universidade, através de bolsas, estágios e projetos e promover um workshop para que percebam como a profissão contábil tem crescido ao longo dos anos. Quanto aos procedimentos metodológicos, seguiu-se Beuren (2008), considerando as particularidades da Contabilidade, optou-se por enfocar tipologias de delineamento de pesquisas, que se acredita serem mais aplicáveis a esta área do conhecimento, agrupadas em três categorias, quanto aos objetivos, que contempla a pesquisa de natureza exploratória; quanto aos procedimentos, que aborda o estudo de caso, o levantamento, a pesquisa bibliográfica e documental; e quanto à abordagem do problema, que compreende a pesquisa qualitativa. A primeira etapa do trabalho compreende a pesquisa bibliográfica sobre a evasão e documental por meio de levantamento junto à Coordenação do curso de Ciências Contábeis dos dados dos discentes, fazendo um comparativo entre as disciplinas Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica, para verificar se deram continuidade ao curso, buscando o nome completo, email, forma e ano de ingresso e classificação da modalidade de evasão. A segunda etapa envolve pesquisa de levantamento realizada através de questionário enviado por e-mail para os alunos evadidos. A terceira etapa foi a análise dos questionários, tabulando os resultados obtidos pelos respondentes.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mqpssantos.pdf50,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.