Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45228
Tipo: Resumo
Título: Eficiência e qualidade para o curso de graduação em engenharia de pesca
Autor(es): Apoliano, Marcos Luiz da Silva
Oliveira, Sônia Maria Pinheiro de
Monte, Francisca Silvania de Sousa
Palavras-chave: Evasão;Ambientação;Qualidade
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: APOLIANO, Marcos Luiz da Silva; OLIVEIRA, Sônia Maria Pinheiro de; MONTE, Francisca Silvania de Sousa. Eficiência e qualidade para o curso de graduação em engenharia de pesca. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: O aumento da evasão nos cursos da Universidade Federal do Ceará é bastante notável, esse fato ocorre nos semestres iniciais ou mesmo em fases de conclusão do curso. A saída de alunos da Universidade é um desafio tanto para as instituições, quanto para o sistema educacional do país. No curso de Engenharia de Pesca da UFC, a evasão é bem evidenciada, as causas são diversificadas e vai desde a falta de conhecimento dos ingressantes em relação ao curso, até ao pouco contato dos alunos de semestres iniciais com os professores e a própria estrutura de laboratórios específicos. Pensando nisso, o projeto de Eficiência e Qualidade para Graduação do Centro de Ciências Agrárias(CCA), tem como objetivo contribuir para a redução da evasão e ajudar na ambientação de alunos ingressantes do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará. A monitoria teve inicio com a recepção dos alunos ingressantes no auditório do curso de Engenharia de Pesca, onde foi abordado do que se trata e no que se objetiva esse projeto de graduação. Foram feitas visitas que possibilitaram maior comunicação dos ingressantes com o monitor e uma melhor ambientação, uma vez que o mesmo repassa informações pertinentes ao curso, sobre as disciplinas específicas, os principais laboratórios, bem como, informações relacionadas a Universidade. Foram feitas visitas em alguns laboratórios da Engenharia de Pesca, para além de ambientar, orientar os estudantes em qual área eles tem mais afinidade; em continuidade, foram mostradas as principais organizações do curso: Pet, empresa júnior(CORAq), Mangue Vivo e Centro Acadêmico. No decorrer do semestre, as visitas a sala de aula foram continuas, informando aos alunos as palestras, simpósios, cursos, workshops e semanas de campo oferecidas por essas organizações, com o intuito de apresentar as diversas áreas de atuação da Engenharia de Pesca.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45228
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mlsapoliano.pdf49,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.