Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45222
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa Júnior, Marcelo David Meneses da | - |
dc.contributor.author | Mendes, Maria das Dores Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T18:08:06Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T18:08:06Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | COSTA JÚNIOR, Marcelo David Meneses da; MENDES, Maria das Dores Nogueira. Projeto Escriba: os gêneros acadêmicos no Curso de Letras. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45222 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gêneros acadêmicos | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.title | Projeto Escriba: os gêneros acadêmicos no Curso de Letras | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Surgido no Curso de Letras da UFC em 2015, o Projeto Escriba, ao longo de um semestre, discute, semanalmente, sobre os gêneros acadêmicos orais e escritos solicitados na universidade, como o seminário, a resenha, o resumo, o projeto de pesquisa e o artigo. Diferentemente do que ocorreu em 2015, o Projeto Escriba contou com dois monitores em 2016, que ficaram responsáveis por ministrar as discussões e acompanhar os trabalhos acadêmicos dos participantes do projeto de modo presencial e virtual. Nesse sentido, o objetivo principal do Projeto Escriba é ambientar os alunos do primeiro ano do curso de Letras e aprimorar as suas produções no padrão normativo-acadêmico e, a longo prazo, reduzir a evasão elevada no curso de Letras. Neste trabalho, com base nos pressupostos de Bakhtin (2003) e Bazerman (2011) sobre os gêneros discursivos, e de Motta-Roth e Hendges (2010) sobre a produção textual na universidade, aplicamos um questionário, no primeiro e no último dia do Projeto Escriba nos semestres 2015.1 e 2016.1, com dois itens: o primeiro era focado nas características dos gêneros discursos acadêmicos, e o segundo, no grau de segurança dos participante com os gêneros que foram apresentados em nossos encontros. Em 2015, foram respondidos, respectivamente, 23 e 16 questionários. Já, em 2016, foram respondidos 22 e 16. Apesar de termos quantificado os resultados dos dois itens, este trabalho deteve-se no segundo questionamento. Quanto aos resultados, tanto em 2015 como em 2016, houve um aumento significativo da segurança dos alunos em relação a todos os gêneros abordados no Projeto Escriba. No entanto, quando se compara os dois anos, os resultados de 2016 são mais satisfatórios, porque, com exceção de Artigo e Resenha, todos os outros números se mostraram iguais ou superiores aos de 2015. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mdmcjunior.pdf | 50,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.