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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Wendy Honório de-
dc.contributor.authorSales, Arthur Alex Nunes-
dc.contributor.authorSousa, Francisco Igo Albuquerque-
dc.contributor.authorSaraiva, João Lucas Quinderé-
dc.contributor.authorVieira, Hermany Rosa-
dc.date.accessioned2019-08-28T18:05:53Z-
dc.date.available2019-08-28T18:05:53Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBRITO, Wendy Honório de; et al. Aprendizagem cooperativa nas histórias em quadrinhos – um estudo comparativo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45221-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhos - HQpt_BR
dc.subjectMangápt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.titleAprendizagem cooperativa nas histórias em quadrinhos – um estudo comparativopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo visa fazer uma comparação entre as atividades de cartunistas na produção de histórias em quadrinhos e a metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson, usados No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). Este tem como objetivo mostrar, por meio de uma comparação entre a perspectiva da Aprendizagem Cooperativa e a produção de histórias em quadrinhos, a cooperação existente, desde sua criação até a impressão, mostrando que é possível perceber a presença dos pilares da metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelo PACCE do Programa. A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi de revisão bibliográfica, buscando sempre o viés da cooperação, através de documentos, sites e relatos de cartunistas quadrinistas. Para melhor comparação, realizou-se entrevista com um desenhista de quadrinhos. Com os resultados obtidos na pesquisa percebeu-se também, que os cinco pilares da aprendizagem cooperativa são utilizados pela indústria, mesmo sem o embasamento teórico. Além disso, percebeu-se que tais pilares firmaram-se como como uma ferramenta essencial, que ajudam na produção intelectual e artística, tendo como base um grupo heterogêneo e que seu uso é de extrema importância na sociedade atual. Conclui-se então, que o resultado da pesquisa mostrou-se satisfatório. Pode-se concluir também, que existe sim, uso de forma não espontânea de aspectos da aprendizagem cooperativa na produção das histórias em quadrinhos. Por fim, concluiu-se que a produção de uma história em quadrinhos é um processo de extrema cooperação.pt_BR
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