Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45209
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Robéria Vieira Barreto | - |
dc.contributor.author | Costa, Ademárcia Lopes de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T14:32:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T14:32:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Robéria Vieira Barreto; COSTA, Ademárcia Lopes de Oliveira. Historicizando a política da educação especial no estado do Acre. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 796-806. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45209 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Historicizando a política da educação especial no estado do Acre | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo conhecer e analisar a história da política de educação especial no estado do Acre, a partir da década de 1970, principalmente tendo como foco, as concepções dos grupos de poder que, naquele momento histórico, dominavam a rede de ensino do Estado. A escolha deste tema justifica-se por lidarmos, atualmente, com o avanço das políticas públicas para a Educação Especial no Brasil, e o estado do Acre é um ente federado que possui um diálogo muito próximo aos objetivos da União, aderindo aos programas e ações do Ministério da Educação. Dessa forma, o presente artigo considera como pressuposto que a política de educação especial implantada no estado do Acre foi pensada para atender a uma demanda da União e não para resolver os problemas educacionais dos alunos da educação especial. Para subsidiarmos nossa pesquisa utilizamos como aporte teórico-metodológico o ciclo de políticas elaborado por Stephen Ball (1992, 1994) e seus colaboradores. Esse ciclo de políticas constitui uma referência importante para o estudo de políticas públicas e contribui para entender como as políticas são elaboradas, sistematizadas e colocadas em prática. Nesse artigo enfocamos apenas no Ciclo de Políticas o Contexto de Influência. Nossos resultados mostraram que a implantação da educação especial no estado do Acre aconteceu em decorrência de uma política do Governo Federal. Concluímos que aderir a proposta da União, não foi suficiente para resolver os problemas locais referente a educação para o alunado da educação especial, mas, foi um início que despertou entre os profissionais da educação o desejo, o compromisso, a vontade de conhecer como esse aluno aprende e como ele pode ensinar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rbvgomes.pdf | 350,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.