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Tipo: Artigo de Evento
Título: Formação pedagógica na rua: a LDB e o MNMMR
Autor(es): Barra, Tiago Bruno Areal
Chaves, Flávio Muniz
Brito, Ellis Batista Paiva
Palavras-chave: Educação;Leis;Ensino
Data do documento: 2016
Citação: BARRA,Tiago Bruno Areal; CHAVES, Flávio Muniz; BRITO, Ellis Batista Paiva. Formação pedagógica na rua: a LDB e o MNMMR. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 770-778.
Resumo: O presente processo investigativo tem como objetivo dialogar sobre o papel formativo do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) do Ceará e a sua relação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/1996), dentro de uma perspectiva sociohistórica. O trabalho justifica-se pela importância formativa (GATTI 1998; MACEDO, 2010), do MNMMR para a garantia de um sistema de direitos à crianças e adolescentes que vivem em situação de rua na cidade de Fortaleza, sendo que tal grupo social atua predominantemente na Comunidade do Lagamar (BARRA, 2015; MNMMR, 1991; OLIVEIRA, 2004; PEDROSA, 1990). Como processo metodológico, a pesquisa caracteriza-se como de cunho qualitativo, utilizando-se para a obtenção coesa dos resultados, uma análise bibliográfica profunda. No contato direto com os educadores sociais que compõem o MNMMR foi usada a observação participante para inserção no lócus, como também, a entrevista semiestruturada permitiu que os mesmos emitissem os seus dizeres sobre o aspecto formativo encontrado nas suas ações cotidianas no grupo. Como resultados, observa-se que as práticas de uma educação social de rua realizada pelo MNMMR são tidas em contextos não formais de ensino, tendo como premissa preparar os sujeitos para as adversidades de seus espaços vivenciais. Os educadores sociais de rua creem em uma formação voltada para a construção dos sujeitos enquanto agentes de transformação social de suas realidades.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45207
ISSN: 2447 2085
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