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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Paula Monteiro de-
dc.contributor.authorGomes, Valdemarin Coelho-
dc.date.accessioned2019-08-28T12:41:04Z-
dc.date.available2019-08-28T12:41:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Paula Monteiro de; GOMES, Valdemarin Coelho. Estado, escola e democracia: proposições dos pioneiros da educação nova. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 760-769.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45206-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectManifestopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstado, escola e democracia: proposições dos pioneiros da educação novapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente comunicação afirma como objetivo recuperar aspectos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, que tratam da dimensão política da educação em geral, e da educação pública, em particular, como ferramenta para transformações sociais, destacando a missão de construir uma sociedade democrática tendo a escola como núcleo de tal projeto. Os Pioneiros representaram a junção das forças intelectuais progressistas do seu tempo, propondo um modelo de escola, a “Escola Única”, formadora de uma nova sociedade a partir do conhecimento científico, um tipo de “iluminismo” brasileiro, que levaria esclarecimento às zonas escuras da exclusão e do atraso. Centravam tal proposição na ação efetiva do Estado no que se refere à oferta, acesso e garantia de qualidade desta nova escola, estando esta voltada para a dimensão política, no sentido da compreensão dos problemas brasileiros e construção da práxis necessária para as suas resoluções, ainda que no limite dos parâmetros burgueses. A análise do documento se fez a partir da leitura imanente do Manifesto, articulado ao seu contexto histórico, discutindo algumas de suas determinações e contradições. O caráter progressista, para a época, das proposições dos Pioneiros foi um dos elementos conclusivos do exame feito sobre o Manifesto. Outro ponto a ser destacado é sua vinculação com a ascensão da classe burguesa no Brasil, para a qual a escola representava um locus importante de formação da nova cidadania.pt_BR
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