Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45206
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Ana Paula Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Gomes, Valdemarin Coelho | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T12:41:04Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T12:41:04Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Ana Paula Monteiro de; GOMES, Valdemarin Coelho. Estado, escola e democracia: proposições dos pioneiros da educação nova. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 760-769. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45206 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Manifesto | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Estado, escola e democracia: proposições dos pioneiros da educação nova | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente comunicação afirma como objetivo recuperar aspectos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, que tratam da dimensão política da educação em geral, e da educação pública, em particular, como ferramenta para transformações sociais, destacando a missão de construir uma sociedade democrática tendo a escola como núcleo de tal projeto. Os Pioneiros representaram a junção das forças intelectuais progressistas do seu tempo, propondo um modelo de escola, a “Escola Única”, formadora de uma nova sociedade a partir do conhecimento científico, um tipo de “iluminismo” brasileiro, que levaria esclarecimento às zonas escuras da exclusão e do atraso. Centravam tal proposição na ação efetiva do Estado no que se refere à oferta, acesso e garantia de qualidade desta nova escola, estando esta voltada para a dimensão política, no sentido da compreensão dos problemas brasileiros e construção da práxis necessária para as suas resoluções, ainda que no limite dos parâmetros burgueses. A análise do documento se fez a partir da leitura imanente do Manifesto, articulado ao seu contexto histórico, discutindo algumas de suas determinações e contradições. O caráter progressista, para a época, das proposições dos Pioneiros foi um dos elementos conclusivos do exame feito sobre o Manifesto. Outro ponto a ser destacado é sua vinculação com a ascensão da classe burguesa no Brasil, para a qual a escola representava um locus importante de formação da nova cidadania. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_apmcarvalho.pdf | 353,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.