Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45204
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Thalyta Vasconcelos do | - |
dc.contributor.author | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T12:24:15Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T12:24:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Thalyta Vasconcelos do; ANDRADE, Francisco Ari de. Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará: instituição formal de ensino. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 719-726. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45204 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Marinha | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.title | Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará: instituição formal de ensino | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo aborda um estudo histórico e pedagógico sobre a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. Temse o objetivo de compreender os aspectos pedagógicos, bem como formativos e históricos da referida instituição. Sabe-se que a citada escola existe desde o ano de 1840, a nível nacional, e no Ceará (então província do Ceará) está presente desde 1864. A metodologia utilizada classificou-se como sendo qualitativa e os métodos usados para a realização da coleta de dados abrangem um levantamento e uma análise curricular e pedagógica. Os sujeitos da pesquisa serão selecionados de acordo com o seguinte perfil: deverão ser egressos da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará com pelo menos cinco anos de vivencia como aprendizes. O presente projeto tem em sua fundamentação teórica autores como: Dermeval Saviani, Plácido Aderaldo Castelo, Maria Lúcia de arruda, Pierre Bourdieu entre outros. Em virtude da significância histórica e pedagógica que tal temática impulsiona na sociedade cearense desenvolver-se-á um trabalho de cunho investigativo a fim de contribuir para a valorização pedagógica e histórica da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará e também do patrimônio cultural cearense. O trabalho encontra-se em fase de andamento, tendo em vista que o acesso ao comando da escola em questão é submetido ao comando da Marinha do Brasil. Pode-se concluir, provisoriamente, que a instituição em questão possui uma rica estruturação curricular, o que possibilitará uma relevante pesquisa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_tvnascimento.pdf | 437,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.