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dc.contributor.authorAraújo, Edilene Rodrigues-
dc.contributor.authorLopes, Nayara Dima-
dc.date.accessioned2019-08-28T11:50:56Z-
dc.date.available2019-08-28T11:50:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, Edilene Rodrigues; LOPES, Nayara Dima. Educação especial: um estudo de caso com alunos com deficiência intelectual. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 698-707.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45203-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleEducação especial: um estudo de caso com alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida durante a elaboração do trabalho de conclusão do curso de Música – Licenciatura Plena, da Universidade Estadual do Ceará, no ano de 2016, com o título Arte, sons, vida e escola: interações entre Educação Musical e Ecologia Acústica. Com o objetivo de contextualizar historicamente alguns fatos imprescindíveis para a compreensão do pensamento e da legislação brasileira sobre o ensino de música, realizamos um breve inventário sobre a História da Educação Musical no Brasil. Este estudo enfatiza alguns desses acontecimentos, procurando refletir acerca das principais diretrizes pedagógicas que ordenaram o ensino da Arte e da Música no Brasil. Os fatos históricos, agrupados em tópicos com temáticas específicas, foram alegoricamente referidos como movimentos de uma sinfonia inacabada, com o intuito de fazer alusão aos recentes debates iniciados depois da promulgação da lei 11.769/2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas. Esse novo episódio inaugurou um campo farto de discussão sobre a inclusão dessa área de conhecimento no currículo escolar, criando, por assim dizer, um novo “movimento” da história do ensino de música no Brasil. Adentrando os campos da Pedagogia e da Educação Musical, discutimos de que maneira as diversas concepções pedagógicas construídas através dos tempos guiaram a elaboração das inúmeras metodologias voltadas para o ensino da Música. No campo legislativo, investigamos algumas disposições legais que nortearam o ensino de Arte e de Música no Brasil.pt_BR
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