Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Karlane Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T12:46:22Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27T12:46:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Karlane Holanda. Avaliação educacional: da trama política ao enredo escolar. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 624-634. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45173 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Enredo | pt_BR |
dc.title | Avaliação educacional: da trama política ao enredo escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A política de avaliação educacional tem disseminado o ideário de educação de qualidade, medido pelos índices de desempenho cognitivo dos discentes aferidos através da aplicação de testes avaliativos. Em razão disso, indaga-se: qual a repercussão desse discurso político no enredo escolar? Para responder a esse questionamento, o presente estudo objetiva discutir sobre a trama da política de avaliação educacional contemporânea para as séries iniciais, bem como investigar seus ecos no contexto escolar. A pesquisa realizou-se em uma escola da rede municipal de Sobral, Ceará, que vem se destacando no cenário da educação cearense por ter conquistado em 2014, Índice de Desempenho Escolar 10,0. Nesse cenário, para a coleta dos dados, realizaram-se entrevistas semiabertas com quatro professores que atuam nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental. A metodologia foi inspirada no estudo de caso e na pesquisa qualitativa. Dessa forma, a investigação nos possibilitou concluir que a escola pesquisada adota a preleção de conteúdos curriculares de acordo com as matrizes das avaliações externas e replica modelos de avaliações internas como ensaios para os testes avaliativos federais, estaduais e municipais, a fim de alcançar os melhores resultados e, por conseguinte, ficar no topo do ranking escolar do estado do Ceará. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_kharaujo.pdf | 350,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.