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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Karlane Holanda-
dc.date.accessioned2019-08-27T12:46:22Z-
dc.date.available2019-08-27T12:46:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAÚJO, Karlane Holanda. Avaliação educacional: da trama política ao enredo escolar. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 624-634.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45173-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnredopt_BR
dc.titleAvaliação educacional: da trama política ao enredo escolarpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA política de avaliação educacional tem disseminado o ideário de educação de qualidade, medido pelos índices de desempenho cognitivo dos discentes aferidos através da aplicação de testes avaliativos. Em razão disso, indaga-se: qual a repercussão desse discurso político no enredo escolar? Para responder a esse questionamento, o presente estudo objetiva discutir sobre a trama da política de avaliação educacional contemporânea para as séries iniciais, bem como investigar seus ecos no contexto escolar. A pesquisa realizou-se em uma escola da rede municipal de Sobral, Ceará, que vem se destacando no cenário da educação cearense por ter conquistado em 2014, Índice de Desempenho Escolar 10,0. Nesse cenário, para a coleta dos dados, realizaram-se entrevistas semiabertas com quatro professores que atuam nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental. A metodologia foi inspirada no estudo de caso e na pesquisa qualitativa. Dessa forma, a investigação nos possibilitou concluir que a escola pesquisada adota a preleção de conteúdos curriculares de acordo com as matrizes das avaliações externas e replica modelos de avaliações internas como ensaios para os testes avaliativos federais, estaduais e municipais, a fim de alcançar os melhores resultados e, por conseguinte, ficar no topo do ranking escolar do estado do Ceará.pt_BR
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