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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45169
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santiago, Larisse Barreira de Macêdo | - |
dc.contributor.author | Leite, Eliana Alves Moreira | - |
dc.contributor.author | Barreto, Kátia Maria Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-27T12:24:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-27T12:24:30Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo; LEITE, Eliana Alves Moreira; BARRETO, Kátia Maria Ferreira. O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 525-534 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45169 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os recursos digitais fazem parte do cotidiano das escolas, nesse sentido, práticas educativas inovadoras são implementadas com a perspectiva de possibilitar a inclusão e o letramento digital. Este artigo realiza um estudo sobre o letramento digital utilizando como aporte teórico os autores Soares (2002), Lévy (1999), Rojo (2012), Xavier (2002), Coscarelli (2005), dentre outros, e como este se apresenta enquanto possibilidade pedagógica a partir da utilização do software educacional Luz do Saber Infantil. Este software é utilizado nas escolas da Prefeitura Municipal de Fortaleza para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita com o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização e letramento dos alunos de 1º ao 3º Anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o artigo apresenta o relato com a experiência de uma professora que participa do projeto e utiliza o software Luz do Saber com os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Com base no acompanhamento e desenvolvimento do projeto foi percebido que o processo de aprendizagem dos alunos quando utilizam os recursos educacionais digitais associados a outras atividades melhorou consideravelmente os níveis de alfabetização e letramento da turma, além de promover a inclusão digital. Os professores corroboram para a utilização desse software como um instrumento de mediação que auxilia em sua prática pedagógica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_eve_lbmsantiago.pdf | 544,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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