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dc.contributor.authorSantiago, Larisse Barreira de Macêdo-
dc.contributor.authorLeite, Eliana Alves Moreira-
dc.contributor.authorBarreto, Kátia Maria Ferreira-
dc.date.accessioned2019-08-27T12:24:30Z-
dc.date.available2019-08-27T12:24:30Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo; LEITE, Eliana Alves Moreira; BARRETO, Kátia Maria Ferreira. O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 525-534pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45169-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleO letramento digital e suas possibilidades pedagógicaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs recursos digitais fazem parte do cotidiano das escolas, nesse sentido, práticas educativas inovadoras são implementadas com a perspectiva de possibilitar a inclusão e o letramento digital. Este artigo realiza um estudo sobre o letramento digital utilizando como aporte teórico os autores Soares (2002), Lévy (1999), Rojo (2012), Xavier (2002), Coscarelli (2005), dentre outros, e como este se apresenta enquanto possibilidade pedagógica a partir da utilização do software educacional Luz do Saber Infantil. Este software é utilizado nas escolas da Prefeitura Municipal de Fortaleza para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita com o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização e letramento dos alunos de 1º ao 3º Anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o artigo apresenta o relato com a experiência de uma professora que participa do projeto e utiliza o software Luz do Saber com os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Com base no acompanhamento e desenvolvimento do projeto foi percebido que o processo de aprendizagem dos alunos quando utilizam os recursos educacionais digitais associados a outras atividades melhorou consideravelmente os níveis de alfabetização e letramento da turma, além de promover a inclusão digital. Os professores corroboram para a utilização desse software como um instrumento de mediação que auxilia em sua prática pedagógica.pt_BR
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