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Tipo: TCC
Título: Otimização do processo de compras das empresas de varejo: estudo de caso na empresa Zeta
Autor(es): Pitombeira, Suelen Almeida
Orientador: Moreira, Márcia Zabdiele
Palavras-chave: Processos;Gestão de processos;Mapeamento de processos;Otimização;Varejo
Data do documento: 2019
Citação: PITOMBEIRA, Suelen Almeida. Otimização do processo de compras das empresas de varejo: estudo de caso na empresa Zeta. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: As empresas investem periodicamente quantias significativas dos seus recursos em reestruturação para manterem-se flexíveis e inovadoras em mercados competitivos e agitados. Baseando-se nessa interpretação a gestão de processos vem acentuando o interesse na mudança organizacional, no qual desenvolve e aprimora abordagens e ferramentas destinadas a melhorias de performance, ao considerar o realinhamento estratégico entre sua estrutura, finalidade e processo. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como otimizar o processo de compras das empresas de varejo por meio da utilização de ferramentas de gestão. Para alcance do objetivo, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo na empresa Zeta localizada no estado do Ceará com o emprego de entrevistas estruturadas e semiestruturadas de forma individual e coletiva com os colaboradores da organização. Desse modo, este trabalho realizou a aplicação das ferramentas gerenciais e de mapeamento de processos, 5W1H e Fluxograma, em um dos processos de maior complexidade em empresas de varejo, o processo de compras de materiais para revenda. A partir da análise realizada no processo de compras já mapeado, foram apontados cenários otimizados com a finalidade de aprimorar o processo que apresenta aspectos críticos, ainda realizados de forma muito manual, ocasionando retrabalhos, atividades desnecessárias, rupturas de produtos, dificuldades na execução do trabalho e atrasos no recebimento das mercadorias. Com as técnicas de gestão, foram sugeridos pontos de desenvolvimento do processo, através de melhorias essenciais para otimização e sustentabilidade do negócio. Conclui-se que esta pesquisa contribuiu ao apontar pontos críticos no processo de compras, agregando o conhecimento das falhas e consequentemente sua análise e solução. Em vista disso, a realização da pesquisa se mostrou uma iniciativa bastante benéfica, proporcionando resultados satisfatórios e importantes para a organização, com propostas de cenários aprimorados e melhorias para serem aplicadas na otimização continua do processo de compras. Assim, a empresa passa a dispor de uma melhor performance organizacional com confiabilidade e segurança nas tomadas de decisões, com mais integração e controle de gestão, com novas estruturas e mudanças de fluxos, além de maior percepção e entendimento das etapas do processo por parte da equipe empresarial.
Abstract: Companies periodically invest significant amounts of their resources in restructuration to remain flexible and innovative in competitive markets. Based on this interpretation, the process management reinforces the interest in organizational change, in which it develops and improves approaches and tools for performance improvements, considering the strategic realignment between its structure, purpose and process. This research aims to analyze how to optimize the purchasing process of a retail company through the use of management tools. In order to achieve this goal, it was carried out a qualitative case study at the company Zeta, located in the state of Ceará, with the use of structured and semi-structured interviews individually and collectively with the employees. Thus, this work executed an application of the management and process mapping tools, 5W1H and Flowchart, in one of the processes of greater complexity in retail companies, the process of purchasing materials for resale. Based on the analysis performed in the already mapped purchasing process, optimized scenarios were pointed out with the purpose of improving the process that has a critical aspect, still performed in a manual way, causing rework, unnecessary activities, and breakdowns, difficulties in the execution of the work and delays in receiving the goods. With the management techniques, points of development of the process were suggested, through essential improvements for optimization and sustainability of the company. It is concluded that this research contributed to show critical points in the purchasing process, increasing knowledge of the failures and consequently their analysis and solution. In view of this, the research was shown to be a very beneficial initiative, providing satisfactory and important results for the organization, with an aim for improvement scenarios, this will be applied in the continuous optimization of the purchasing process. Therefore, the company has a better organizational performance with reliability and security in decision-making, with more integration and management control, with new structures and changes of flows, as well as greater perception and understanding the stages of the process by the company team.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45163
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