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Tipo: Artigo de Evento
Título: Croquis como apreensão da paisagem urbana: o Movimento Urbans Ketchers
Autor(es): Castelo Branco, Áureo Freire
Palavras-chave: Arquitetura;Movimento Social;Educação
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: CASTELO BRANCO, Áureo Freire. Croquis como apreensão da paisagem urbana: o Movimento Urbans Ketchers. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 466-475.
Resumo: O movimento Urbansketchers está resgatando o hábito de apreensão da paisagem urbana em um contexto de aprendizagem fora do espaço da educação formal, de forma coletiva, usando como ferramenta o uso de croquis em desenhos de observação. O artigo, discute a paisagem cultural e a formação da imagem; a importância do croquis para arquitetos e urbanistas, levando em conta, conceitos de espaço e lugar, ao tempo, que apresenta, também, alguns trabalhos do movimento Urbansketchers, através de grupos de desenhistas que se juntam para a representação da paisagem urbana. O croqui representa uma experiência individual, de descoberta e experimentação, nunca uma ideia acabada ou coletiva. Desenho rápido, fruto de uma habilidade muito prezada pelos arquitetos, prescinde de precisão ou acabamento, embora alguns sejam verdadeiras obras de arte. Ameaçado pela popularização dos softwares CAD, o prestígio do desenho à mão-livre tornou-se tema de discussões acaloradas. De um lado, os defensores da tradição do estudo a mão-livre, o croqui, e de outro os adeptos do desenho auxiliado por computador. Enquanto essa discussão se desenvolve, o desenho a mão-livre ganha adeptos pelo mundo. Dessa forma, se percebe, que o espaço urbano é por excelência o espaço de aprendizado de arquitetos e urbanistas. Apontou-se ainda que a faculdade de perceber pessoas e lugares é uma capacidade bem desenvolvida, mas que dificilmente se processa no nível da instrução explícita e formal e é pouca usada de forma sistemática.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45158
ISSN: 2447 2085
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