Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Francisca Tatianni Carneiro-
dc.contributor.authorSousa, Alba Patrícia Passos de-
dc.date.accessioned2019-08-26T17:47:18Z-
dc.date.available2019-08-26T17:47:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCRUZ, Francisca Tatianni Carneiro; SOUSA, Alba Patrícia Passos de. Ser professora “sob as vistas do Monge Lendário”: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 418-426.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45152-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectAutobriografiapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleSer professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CEpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem sua gênese a partir de proposição de pesquisa apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará para o Mestrado em Educação Brasileira que será desenvolvida durante o biênio 2015/2016.A proposta é investigar o processo de estruturação da educação formal de Itapajé – CE, tomando como referência as narrativas e histórias de vida de professoras aposentadas da rede pública de ensino. A pesquisa estará ancorada teoricamente em autores como Nóvoa (1995), Souza (2004), Le Goff (2003), Chizzotti (2006), Delory-Momberger (2012), dentre outros. Como metodologia de pesquisa, optamos pelo método autobiográfico, onde os sujeitos deste trabalho serão convidados a relatar suas experiências de vida e docência através de entrevistas semiestruturadas, procedimento essencial para contemplar o caráter qualitativo/descritivo da pesquisa, ressaltando também a relevância da pesquisa bibliográfica em livros históricos, documentos e leis municipais. Com a propagação de novas formas de abordar a história, abriu-se um leque de possibilidades no que tange a escolha de novos sujeitos históricos. Isso se deveu essencialmente pela tentativa de buscar outras formas de pesquisar, diferentes da abordagem factual, linear, de grandes feitos e heróis. Esse movimento pode ser inserido numa perspectiva da história social e história cultural, sendo marcado especialmente pela utilização de fontes, tais como autobiografias, memórias, histórias de vida, narrativas escritas, literatura, fontes iconográficas, midiáticas e os programas televisivos (SOUZA, 2007, p.59).pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_fctcruz.pdf441,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.