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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Romilson Moreira da-
dc.contributor.authorBarra, Tiago Bruno Areal-
dc.contributor.authorSales, Ana Flávia Oliveira-
dc.date.accessioned2019-08-26T17:40:48Z-
dc.date.available2019-08-26T17:40:48Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Romilson Moreira da; BARRA, Tiago Bruno Areal; SALES, Ana Flávia Oliveira. Pesquisa (auto)biográfica e trajetória educativa no Sertão do Ceará. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 410-417.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45146-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectAutobriografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titlePesquisa (auto)biográfica e trajetória educativa no Sertão do Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como premissa dialogar sobre a reconstrução (auto) biográfica e a trajetória educativa, de professores em espaços não formais de ensino, tendo como protagonista dessa investigação a figura de Joana Paula de Morais (XAVIER, 2014), considerada a primeira educadora leiga em espaços não formais de ensino do estado do Ceará. O lócus de sua prática educativa se deu na localidade de Guanáces (antiga Bananeiras), município de Cascavel/Ce. Seu processo de construção de uma educação popular no sertão, deu origem à prática não formal de ensino por parte de outros tantos educadores que a sucederam. Como processo metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, que busca informações acerca do objeto estudado, levando em consideração diversos fatores para a construção coesa da investigação (FLICK, 2009; GODOY, 1995). Como auxílio na fundamentação teórica têm-se a análise bibliográfica, como movimento de busca por referenciais, trazendo algumas informações acerca da vida de Joana, buscando levar em consideração as dificuldades apresentadas no contexto social da época, contando também com o uso da análise (auto)biográfica (DELORY-MOMBERGUER, 2008; FERRARROTTI, 1996) para conceber o processo distinto entre o visto e o vivido pelo sujeito da pesquisa. Como resultados, conclui-se que a educadora Joana Paula contribuiu de maneira significativa para a construção de uma educação verdadeiramente popular (BRANDÃO, 1983; FREIRE, 1983), pautada em iniciativas de construção dos sujeitos enquanto responsáveis pelo seu processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
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