Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSimões, Victor Lima Dias-
dc.contributor.authorSilva, Jean de Sousa-
dc.contributor.authorOliveira, João Kleber Paiva-
dc.contributor.authorFeitosa, Adriana Madja dos Santos-
dc.date.accessioned2019-08-26T15:12:49Z-
dc.date.available2019-08-26T15:12:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSIMÕES, Victor Lima Dias; et al. Os efeitos da aprendizagem cooperativa num jogo semi cooperativo e seus reflexos no meio social. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45142-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectRelações Sociaispt_BR
dc.titleOs efeitos da aprendizagem cooperativa num jogo semi cooperativo e seus reflexos no meio socialpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente projeto pretende estudar os efeitos causados pelo uso da aprendizagem cooperativa, tendo como o público alvo, jogadores do jogo “League of Legends”, conhecido popularmente pela sigla LOL, levando em consideração para esse estudo a importância das relações sociais, e o modo em qual elas ocorrem. Esse jogo é de classificação MOBA (Multiplayer Onlina Battle Arena), em que diversas pessoas ao redor do mundo podem interagir entre si, como adversários ou companheiros de time. Essa plataforma abre espaço para diferentes atitudes de relação interpessoal, sejam elas voltadas para a cooperação e o trabalho em equipe e sejam para atitudes competitivas que visam o sucesso individual. Isto coloca o LOL numa categoria de jogo semi cooperativo (um jogo onde há cooperação, no entanto, não exclui a competição). Deste modo, busca-se entender como a aprendizagem cooperativa pode ajudar nosso público alvo no entendimento dos efeitos negativos, ou até mesmo positivos, que a ausência da cooperação pode causar, uma vez que esse jogo pode interferir no caráter e na maneira como são conduzidas as relações. Espera-se mostrar que a metodologia da aprendizagem cooperativa influencia de modo que, os conceitos de habilidades sociais, interação face a face, interdependência positiva e responsabilidade individual, evoluam de positivamente, não somente nesse jogo, mas fora dele, de maneira a diminuir aspectos negativos causados pela competitividade. Serão utilizadas bibliografias referentes à aprendizagem cooperativa, além de artigos sobre jogos e suas influências nas relações sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_vldsimoes.pdf48,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.