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dc.contributor.authorSouza, Talia da Silva-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-08-26T14:44:58Z-
dc.date.available2019-08-26T14:44:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Talia da Silva; ANDRADE NETO, Manoel. Aprendizagem e eu. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45138-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAprendizagem e eupt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConheci a aprendizagem cooperativa em março de 2016 por meio de uma palestra de linguística na UFC, na qual foram apresentados alguns dos projetos desenvolvidos pelo PRECE, como o CASA-C e o Letras Solidárias. A partir disso, marquei de participar de uma célula de formação que me proporcionou um entendimento maior quanto a metodologia ‘preciana’. Assim, dispus-me, voluntariamente, a criar um projeto que se enquadrasse nos moldes da aprendizagem cooperativa, a aplicá-lo em uma escola pública municipal ou estadual do Ceará e me tornei bolsista do PRECE. O projeto que desenvolvi chama-se PLICT (produção, leitura, interpretação e compreensão de textos) e, desde agosto de 2016, vem sendo aplicado na escola profissionalizante Joaquim Moreira de Sousa que me recebeu solícita e respeitosamente. O PLICT tem por objetivo principal estimular a autonomia do aluno por meio do ensino de técnicas de estudo. Os resultados esperados do projeto são o desenvolvimento das habilidades sociais já existentes nos alunos, a responsabilidade individual na hora da aprendizagem, a interação promotora como estímulo no aprender, a interdependência positiva ao estudar em grupo, a aprendizagem em lidar com vivência de conflitos e uma melhora no rendimento escolar dos participantes na matéria de redação. A aplicação de projetos em escolas públicas, criados por universitários é uma grande oportunidade de aprendizado para as partes diretamente envolvidas, pois há os alunos que recebem o conteúdo e os também alunos que o transmitem, criando uma cadeia de estudo constante que exige do facilitador das células domínio da matéria ensinada. Além disso, para os alunos da UFC que estão cursando licenciatura, como eu, ter seu projeto aplicado em uma escola é a chance de adquirir experiência na área de ensino e de descobrir se é nesse campo que querem atuar. Ainda estou em fase descoberta.pt_BR
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