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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maírla Angelo da-
dc.contributor.authorPimentel, Giselle Maria Teixeira-
dc.contributor.authorBezerra, José Arimatéa Barros-
dc.date.accessioned2019-08-26T14:44:02Z-
dc.date.available2019-08-26T14:44:02Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Maírla Angelo da; PIMENTEL, Giselle Maria Teixeira. BEZERRA, José Arimatéa Barros. Elaboração dos perfis dos alunos do 2° semestre dos cursos de pedagogia presenciais da UFC como base para desenvolvimento de atividades voltadas para a diminuição da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45137-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPerfil do alunopt_BR
dc.titleElaboração dos perfis dos alunos do 2° semestre dos cursos de pedagogia presenciais da UFC como base para desenvolvimento de atividades voltadas para a diminuição da evasãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo iniciarem o curso de pedagogia, os alunos deparam-se com situações desmotivadoras como, por exemplo, a desvalorização do pedagogo perante a sociedade e até mesmo na universidade. Outro fato tem relação com a presença de conteúdos predominantemente teóricos nos dois primeiros semestres. Tendo em vista esses fatores, o projeto Ações de elevação da qualidade dos cursos de Pedagogia presenciais da Faculdade de Educação da UFC possui como objetivo inicial estabelecer o perfil dos alunos do 2º semestre que servirá como base para a elaboração de atividades voltadas à diminuição da evasão. Como atividade de partida, houve a aplicação de questionários com os alunos do 2º semestre diurno e noturno, a fim de coletar dados que explicitassem à situação socioeconômica e a relação dos mesmos com o curso. Ao avaliarmos os questionários e sistematizarmos os dados, percebemos uma diferença significativa entre os alunos do período diurno e noturno referentes à idade, vínculo empregatício e dificuldades enfrentadas para concluírem o semestre. Inicialmente percebemos a diferença na faixa etária; enquanto a maioria dos alunos do diurno é mais jovem, os alunos do noturno já possuem mais experiências de vida. Sobre vínculo empregatício; do curso diurno, poucos alunos trabalham e a maioria destes possui uma jornada de até 30 horas semanais; por outro lado, os alunos do curso noturno majoritariamente possuem empregos que chegam a ter uma jornada de trabalho de até 40 horas semanais. Em relação às dificuldades encontradas para concluírem o semestre grande parte da turma tanto do diurno quanto do noturno respondeu positivamente, sendo os maiores desafios a questão financeira, os seminários e atividades sugeridas, o transporte, emprego e a relação com o professor e sua metodologia. Conclui-se até então que ambos os turnos tem diversas dificuldades que poderiam ser amenizadas, mas que até então não encontraram formas para tal e que também não sabem a quem recorrer para auxiliá-los.pt_BR
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