Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maírla Angelo da | - |
dc.contributor.author | Pimentel, Giselle Maria Teixeira | - |
dc.contributor.author | Bezerra, José Arimatéa Barros | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T14:44:02Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T14:44:02Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maírla Angelo da; PIMENTEL, Giselle Maria Teixeira. BEZERRA, José Arimatéa Barros. Elaboração dos perfis dos alunos do 2° semestre dos cursos de pedagogia presenciais da UFC como base para desenvolvimento de atividades voltadas para a diminuição da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45137 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Perfil do aluno | pt_BR |
dc.title | Elaboração dos perfis dos alunos do 2° semestre dos cursos de pedagogia presenciais da UFC como base para desenvolvimento de atividades voltadas para a diminuição da evasão | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ao iniciarem o curso de pedagogia, os alunos deparam-se com situações desmotivadoras como, por exemplo, a desvalorização do pedagogo perante a sociedade e até mesmo na universidade. Outro fato tem relação com a presença de conteúdos predominantemente teóricos nos dois primeiros semestres. Tendo em vista esses fatores, o projeto Ações de elevação da qualidade dos cursos de Pedagogia presenciais da Faculdade de Educação da UFC possui como objetivo inicial estabelecer o perfil dos alunos do 2º semestre que servirá como base para a elaboração de atividades voltadas à diminuição da evasão. Como atividade de partida, houve a aplicação de questionários com os alunos do 2º semestre diurno e noturno, a fim de coletar dados que explicitassem à situação socioeconômica e a relação dos mesmos com o curso. Ao avaliarmos os questionários e sistematizarmos os dados, percebemos uma diferença significativa entre os alunos do período diurno e noturno referentes à idade, vínculo empregatício e dificuldades enfrentadas para concluírem o semestre. Inicialmente percebemos a diferença na faixa etária; enquanto a maioria dos alunos do diurno é mais jovem, os alunos do noturno já possuem mais experiências de vida. Sobre vínculo empregatício; do curso diurno, poucos alunos trabalham e a maioria destes possui uma jornada de até 30 horas semanais; por outro lado, os alunos do curso noturno majoritariamente possuem empregos que chegam a ter uma jornada de trabalho de até 40 horas semanais. Em relação às dificuldades encontradas para concluírem o semestre grande parte da turma tanto do diurno quanto do noturno respondeu positivamente, sendo os maiores desafios a questão financeira, os seminários e atividades sugeridas, o transporte, emprego e a relação com o professor e sua metodologia. Conclui-se até então que ambos os turnos tem diversas dificuldades que poderiam ser amenizadas, mas que até então não encontraram formas para tal e que também não sabem a quem recorrer para auxiliá-los. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_masilva.pdf | 50,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.