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dc.contributor.authorLima, Alice Damasceno-
dc.contributor.authorFerro, Stefanny Maia-
dc.date.accessioned2019-08-26T14:15:11Z-
dc.date.available2019-08-26T14:15:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA, Alice Damasceno; FERRO, Stefanny Maia. Tráfico de drogas e educação: o papel da escola. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 346-356.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45130-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.titleTráfico de drogas e educação: o papel da escolapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa possui o objetivo de analisar as ações educativas desenvolvidas por uma escola de ensino fundamental acerca da conscientização sobre o tráfico de drogas presente em seu entorno social, localizada no bairro Pirambú. Além de discutir com os professores de que forma isto afeta a vida dos alunos e, ainda, avaliar por meio da visão dos gestores e docentes, como o tráfico atinge o convívio dos alunos e o funcionamento da instituição. Isto se mostra em sua lacuna de importância, pois têm-se o conhecimento de que o bairro referido, infelizmente, vive essa realidade, da violência, das drogas, do tráfico, e pretende-se com essa investigação iniciar dialogo sobre como essa realidade afeta os alunos e de que forma o assunto é tratado dentro da escola. Como processo metodológico, utilizou-se de entrevista semiestruturada e observação participante no âmbito da pesquisa, tendo em vista que uma das pesquisadoras faz parte da comunidade investigada (FLICK, 2009; GODOY, 1995). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com 4 professores e 1 coordenadora da escola pesquisada. Ao fim da entrevista com os alunos, docente e corpo gestor, concluiu-se que há forte e inevitável influência exercida pela violência na vida das crianças do Pirambú e nos deparamos com o despreparo dos educadores e da escola. É preciso também que estas escolas recebam um olhar mais atento dos órgãos competentes e sejam devidamente equipadas com os recursos necessários para o combate a este grave problema.pt_BR
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