Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45129
Tipo: Artigo de Evento
Título: Reflexão da prática pedagógica: intervenção na sala de recursos multifuncionais
Autor(es): Mesquita, Thays Lenny
Costa, Romilson Moreira da
Braga, Arlane Ribeiro
Palavras-chave: Formação;Prática pedagógica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: MESQUITA, Thays Lenny; COSTA, Romilson Moreira da; BRAGA, Arlane Ribeiro. Reflexão da prática pedagógica: intervenção na sala de recursos multifuncionais. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 335-345.
Resumo: A presente investigação é oriunda de ação realizada durante experiência formativa na disciplina de Educação Especial, pertencente ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Esta pesquisa tem como pretensão refletir sobre o trabalho realizado na sala de recursos multifuncionais em seus aspectos legais e práticos, bem como entender a formação dos sujeitos para atuarem no Atendimento Educacional Especializado - AEE. Para os objetivos pertencentes a essa investigação, traz-se noções teóricas acerca do que o AEE segundo a Lei das Diretrizes e Base da Educação Nacional, discussões referentes ao público no qual o AEE se destina (MEC/SEESP, 2008) e percepções sobre a formação profissional necessária para atuar na sala de recursos multifuncionais, pertencente ao próprio AEE (DORZIAT, 2009). Além da pesquisa bibliográfica estes aspectos foram analisados por meio de uma pesquisa ação de cunho qualitativo realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Waldemar Barroso em Fortaleza/CE, onde os pesquisadores assumiram a sala de recursos para fazer intervenções pedagógicas e objetivavam os nutrir dos conhecimentos práticos com base na educação especial, no contexto da escola visitada. Conclui-se que o público da Educação Especial tem que ter uma atenção redobrada, pois cada um tem sua limitação, subjetividade, e por isso, a Educação Especial vem para proporcionar a esses alunos uma maior qualidade educacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45129
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_tlmesquita.pdf347,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.