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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Ana Carine dos Santos de Sousa-
dc.contributor.authorFurtado, Ana Paula Azevedo-
dc.contributor.authorSilva, Márcia Vanessa-
dc.date.accessioned2019-08-26T14:00:58Z-
dc.date.available2019-08-26T14:00:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa; FURTADO, Ana Paula Azevedo; SILVA, Márcia Vanessa. Profissionalidade docente na educação infantil: reflexões a partir da LDBEN de 1996. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 314-323.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45127-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.titleProfissionalidade docente na educação infantil: reflexões a partir da LDBEN de 1996pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo aponta algumas reflexões acerca das concepções sobre crianças, infâncias, Educação Infantil e a profissionalidade docente nesse contexto, a partir do que expressa a Lei Nº 9.394/96. No Brasil, essa lei foi essencial para a garantia de políticas educacionais para as crianças entre zero e cinco anos de idade. O tema da profissionalidade docente vem ganhando ênfase nos estudos acadêmicos, principalmente no cenário internacional, que apontam características peculiares em relação ao trabalho dos professores que atuam com crianças, especialmente as da primeira infância (0 a 3 anos). Nesse sentido, esse estudo, de abordagem qualitativa e do tipo bibliográfico, tece diálogos com os documentos brasileiros anteriores a LDBEN e outros que surgiram após essa lei e que se relacionam a construção dos papéis e práticas que devem ser realizados por esses profissionais. Além disso, são realizadas discussões a respeito da construção de uma profissionalidade específica para os professores que atuam na educação de crianças, respaldando-se nos trabalhos de Bondioli e Mantovani (1998), Cruz (2011), Kishimoto (2011), Malaguzzi (1999), Pinazza (2013), Oliveira-Formosinho (2011; 2013) entre outros. Como resultados percebeu-se a importância da LDBEN para a formação inicial e continuada desse profissional, visto que estabeleceu em seus artigos formação mínima a esse docente. Além disso, destaca-se a necessidade de se discutir com maior intensidade, no contexto brasileiro, o tema da profissionalidade docente nessa etapa da educação básica, a fim de garantir um trabalho de qualidade com as crianças e a construção de uma identidade positiva desse professor da infância.pt_BR
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