Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Thaís de Almeida-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-08-26T13:01:27Z-
dc.date.available2019-08-26T13:01:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationXAVIER, Thais de Almeida; ANDRADE NETO, Manoel. Redacionando: aprendizagem cooperativa em redação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45126-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.titleRedacionando: aprendizagem cooperativa em redaçãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO PRECE é o programa de estímulo a cooperação na escola que tem como objetivo propagar um clima agradável de estudo para os alunos das escolas públicas. Esse relato de experiência tem como objetivo mostrar como está ocorrendo o uso do modelo de aprendizagem cooperativa no estudo de redação para o ENEM na Escola de Ensino Médio Padre Coriolano, situada no município de Pacajus. Esse grupo começou de uma ideia inicial de um projeto denominado “Para Não Se Esquecer de Sonhar” que tinha como objetivo trazer o ensino de redação e matemática às escolas públicas de Pacajus, contudo, devido a muitas dificuldades, a ideia só pôde ser concretizada depois do auxílio do PRECE. Com a motivação do programa e depois de muitas formações e vivências em escolas, foram dados início as células que atualmente acontecem na escola em dois horários com cerca de 20 estudantes, tendo como objetivo o estudo da estrutura de texto dissertativo argumentativo junto com outros critérios voltados a língua portuguesa, como ortografia e concordância. Nessas células, a metodologia utilizada promove a integração dos alunos, exaltando o que eles sabem e buscando trazer a responsabilidade individual para que eles estudem em grupo e, com isso, consigam ajudar uns aos outros. Nos encontros que já ocorreram já se pôde notar muito progresso voltado à interação dos alunos e aos níveis de redação elaborada, porém ainda muitas dificuldades existem desde questões de infraestrutura ao descompromisso de alguns alunos que acabam dificultando a implantação da metodologia. Como resultado, espera-se que haja um aumento no nível de redação dos mesmos, além de conseguir criar um clima emocional agradável capaz de promover a aprendizagem em diversas matérias. Portanto, a partir do que foi exposto, nota- se que a aprendizagem cooperativa é essencial para que se promova um bom e eficiente clima de estudos em grupo, em que se minimiza a necessidade da figura de uma autoridade maior para promover o sucesso de um estudo.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_taxavier.pdf48,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.