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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSaraiva, Lucas de Sousa-
dc.contributor.authorVieira, Roberto Cesar Cavalcante-
dc.date.accessioned2019-08-26T12:52:15Z-
dc.date.available2019-08-26T12:52:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSARAIVA, Lucas de Sousa; VIEIRA, Roberto Cesar Cavalcante. Oficina de maquetes: o uso de novas tecnologias em métodos tradicionais de representação de projeto. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45120-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMaquetept_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectPrototipagem digitalpt_BR
dc.titleOficina de maquetes: o uso de novas tecnologias em métodos tradicionais de representação de projetopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO curso de Arquitetura e Urbanismo é um dos mais tradicionais da Universidade Federal do Ceará. Ao longo dos seus 50 anos, o curso procurou adaptar-se aos novos rumos da profissão, principalmente os relacionados a representação. A implantação da Oficina Digital em Janeiro de 2015 veio para preencher uma lacuna que durante anos ficou esquecida no departamento, a falta de equipamentos e suporte para a confecção de maquetes. Essa falta de prática dos alunos na confecção de maquetes e o desconhecimento das possibilidades da Oficina Digital, deixou a dúvida se seria possível inserir novamente a cultura da representação por maquete física no curso de Arquitetura e Urbanismo e como a Monitoria de Projeto poderia auxiliar nesse processo. O principal objetivo foi estabelecer um primeiro contato do aluno recém-ingresso e veterano com a Oficina, incentivando o uso pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo. E com a adoção dessa prática, incorporar novas soluções e tecnologias à prática de projeto, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e evitar evasão no curso. Para a realização dos objetivos, duas medidas foram adotadas: A realização de uma Oficina de Maquetes como parte da programação da semana de recepção de novos alunos e o contato direto com professores em busca de novas demandas. A primeira Oficina de Maquetes teve um público de 37 alunos e recebeu comentários positivos daqueles que participaram, ressaltando a relevância do assunto. Outro bom resultado veio através do contato direto com os professores, quando mais de 40 maquetes topográficas foram solicitadas pela disciplina de Projeto Arquitetônico 4. Essa grande demanda exigiu a busca de estrategias para conciliar os prazos de entrega e execução de trabalhos de disciplinas diferentes ao mesmo tempo. Esse aumento de demanda mostrou aos alunos de Arquitetura e Urbanismo os benefícios das maquetes incorporadas ao processo de projeto, refletindo em uma melhor percepção da arquitetura e da disciplina.pt_BR
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