Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45113
Tipo: Resumo
Título: Como as senhoras votam?: análise do comportamento eleitoral de idosas em Fortaleza-CE.
Autor(es): Marques, Carla Beatriz Raulino
Aquino, Jakson Alves de
Palavras-chave: Idosas;Comportamento eleitoral;Cultura política
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MARQUES, Carla Beatriz Raulino; AQUINO, Jakson Alves de. Como as senhoras votam?: análise do comportamento eleitoral de idosas em Fortaleza-CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Esta pesquisa visa compreender o comportamento eleitoral de mulheres idosas que frequentam duas entidades de atendimento a idosos em Fortaleza-CE, mediante a análise dos discursos que as mesmas proferem em relação ao sistema político e aos seus representantes. Pesquisas demonstram que está ocorrendo o envelhecimento da população brasileira, bem como há o crescimento do número de eleitores idosos. Paralelamente, verifica-se o fenômeno intitulado “feminização da velhice”, ou seja, entre os idosos, as mulheres representam a maioria. Deste modo, entender o comportamento eleitoral das idosas é uma temática de suma importância, pois o voto das “senhoras” pode ser decisivo nas disputas eleitorais.Empiricamente, foram realizados grupos focais, entrevistas e a aplicação de questionários em duas entidades de atendimento a idosos em Fortaleza: a associação filantrópica FECAPPES e Programa Gente de Valor, instituído pela Prefeitura de Fortaleza. A seleção para a amostra foram idosas com idade entre 60 a 85 anos, ou seja, com faixa etária inferior e acima de 70 anos, para que se possa analisar o que impulsiona a mulher idosa a votar, e se estas motivações são de caráter subjetivo ou oriundas de uma preocupação em obedecer às leis, entre aquelas cujo voto ainda é obrigatório.O referencial teórico que embasa a pesquisa são os conceitos de cultura política e as teorias explicativas do comportamento eleitoral, enfatizando a produção teórica dos cientistas políticos e sociais brasileiros. Esta investigação, de natureza qualitativa e quantitativa, está em andamento. Os resultados parciais da pesquisa qualitativa indicam, que o modo como as idosas enxergam o ato de votar apresenta-se em três vertentes principais: valorização do voto (“Eu gosto de votar”) como ação cidadã; descrença política e desistência de comparecer as eleições, e por fim, o voto é considerado importante somente pelo seu caráter obrigatório/legal.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45113
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cbrmarques.pdf50,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.