Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Ademárcia Lopes de Oliveira-
dc.contributor.authorGomes, Robéria Vieira Barreto-
dc.date.accessioned2019-08-23T20:23:45Z-
dc.date.available2019-08-23T20:23:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Ademárcia Lopes de Oliveira; GOMES, Robéria Vieira Barreto. O ensinar e o aprender inclusivos: ressignificando conceitos. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 271-279.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45100-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectLiterturapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAprenderpt_BR
dc.titleO ensinar e o aprender inclusivos: ressignificando conceitospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs premissas evocadas nas diretrizes insertas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) delineiam um processo de aprendizagem da Língua Portuguesa caracterizado, ao mesmo tempo, por um lado pelo afastamento da simples decodificação de textos escritos e por outro lado pela proximidade premente de uma abordagem escolar voltada para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos. Para por em prática os princípios estabelecidos no mencionado e importante documento-referência, faz-se necessário a procura por alternativas didático-pedagógicos capazes de proporcionar aos discentes a possibilidade de aprender a ler, interpretar e comunicar com oportunidade, conveniência e sabedoria as idéias elaboradas acerca dos mais diversos assuntos. Com vistas em oferecer resposta à problemática descrita, elaborou-se esta produção científica com o fito de promover uma reflexão acerca das muitas possibilidades de uso da literatura como fonte para aprendizagens diversas nos domínios da Educação Básica. O artigo destaca a escola como lugar privilegiado para adoção das práticas educativas de ensino da Língua Portuguesa, em especial, aquelas atinentes ao letramento. Para tecer a trama das aprendizagens nessa perspectiva, apresenta como relevante o papel do professor-artesão, compreendido como o sujeito mediador das atividades de leitura, escrita e oralidade em sala de aula. O estudo teórico revelou a existência de espaços com importantes brechas com vistas à inclusão da literatura como esteio para a aprendizagem da língua materna nas escolas por meio da sensibilização dos docentes para pensar em estratégias metodológicas incorporadoras deste valioso patrimônio cultural.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_alocosta.pdf339,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.