Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorForte, Vanessa de Carvalho-
dc.contributor.authorSoares, Silvana Mendes Sabino-
dc.date.accessioned2019-08-23T19:57:07Z-
dc.date.available2019-08-23T19:57:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFORTE, Vanessa de Carvalho; SOARES, Silvana Mendes Sabino. Formação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBID. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 242-251.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45096-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleFormação dos professores e saber docentes vivenciados no PIBIDpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConsiderando que a formação docente parte de muitos aspectos, neste trabalho foram abordados os saberes docentes que são mobilizados na experiência dos professores que atuam como coformadores de licenciandos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O estudo em questão se propõe a investigar que práticas e saberes mobilizados no âmbito do PIBID modificaram o repertório de conhecimento profissional dos Professores Supervisores. Para tanto, integra uma reflexão mais ampla, empreendida no âmbito de investigação apoiada pelo Programa Observatório da Educação (OBEDUC/CAPES), em torno do projeto Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID. As reflexões buscam sustentação teórica nas proposições de Tardif(2007), Farias(2012) e Therrien(1993). Os dados para análise foram oriundos de 15 entrevistas realizadas com professores atuantes PIBID. Utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) inserida no campo da pesquisa de caráter qualitativo. A análise das fontes supracitadas revelaram a necessidade de ampliar a discussão sobre a mobilização dos saberes docentes enquanto prática reflexiva. Evidenciaram ainda, a necessidade da busca pelos professores de espaços coletivos entre os pares para que haja a socialização desses saberes a fim de possibilitar a transformação real no contexto da sala de aulapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_vcforte.pdf346,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.