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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45089
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferro, Stefanny Maia | - |
dc.contributor.author | Lima, Alice Damasceno | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T19:09:42Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23T19:09:42Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FERRO, Stefanny Maia; LIMA, Alice Damasceno. EJA e formação: tecendo percepções sobre a juvenilização da modalidade. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 163-172. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45089 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.title | EJA e formação: tecendo percepções sobre a juvenilização da modalidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A sociedade contemporânea tem passado por avanços importantes no que concerne à sua evolução social, principalmente no âmbito da educação. Dentre as transformações importantes está a organização da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo âmbito nacional, com o advento da execução da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), espaço importante de formação dos sujeitos considerados fora da faixa etária adequada. Com tal âmbito, a presente pesquisa se faz relevante devido à necessidade de se conhecer o perfil dos jovens, oriundos, quase que em sua totalidade, de grupos sociais periféricos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo central estudar o perfil dos jovens de 18 a 29 anos frequentadores de uma escola de ensino fundamental e médio localizada no bairro Benfica, em Fortaleza, quanto às suas expectativas e motivações relacionadas a essa modalidade de ensino, juntamente com os motivos que os levaram a sair do ensino regular e o retorno para a EJA. Para fundamentar o presente trabalho foi feito um levantamento sóciohistórico da EJA no Brasil, como também uma análise discursiva sobre os conceitos de juventude, EJA e sua consequente juvenilização. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas visitas à instituição de ensino, além de coletas de dados na própria instituição pesquisada, ciclo de entrevistas com a gestão da escola e a aplicação de questionários estruturados com os educandos na faixa etária que corresponde à juventude, determinada pelo Estatuto da Juventude. Como conclusão, foi verificado que existe um alto índice de jovens frequentadores das aulas de EJA na instituição pesquisada e, a partir disso, constatou-se a efetivação da juvenilização da EJA no espaço investigativo, apontando-se como decorrência para a construção desse fenômeno social. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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