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dc.contributor.authorFerro, Stefanny Maia-
dc.contributor.authorLima, Alice Damasceno-
dc.date.accessioned2019-08-23T19:09:42Z-
dc.date.available2019-08-23T19:09:42Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFERRO, Stefanny Maia; LIMA, Alice Damasceno. EJA e formação: tecendo percepções sobre a juvenilização da modalidade. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 163-172.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45089-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.titleEJA e formação: tecendo percepções sobre a juvenilização da modalidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA sociedade contemporânea tem passado por avanços importantes no que concerne à sua evolução social, principalmente no âmbito da educação. Dentre as transformações importantes está a organização da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo âmbito nacional, com o advento da execução da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), espaço importante de formação dos sujeitos considerados fora da faixa etária adequada. Com tal âmbito, a presente pesquisa se faz relevante devido à necessidade de se conhecer o perfil dos jovens, oriundos, quase que em sua totalidade, de grupos sociais periféricos. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo central estudar o perfil dos jovens de 18 a 29 anos frequentadores de uma escola de ensino fundamental e médio localizada no bairro Benfica, em Fortaleza, quanto às suas expectativas e motivações relacionadas a essa modalidade de ensino, juntamente com os motivos que os levaram a sair do ensino regular e o retorno para a EJA. Para fundamentar o presente trabalho foi feito um levantamento sóciohistórico da EJA no Brasil, como também uma análise discursiva sobre os conceitos de juventude, EJA e sua consequente juvenilização. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas visitas à instituição de ensino, além de coletas de dados na própria instituição pesquisada, ciclo de entrevistas com a gestão da escola e a aplicação de questionários estruturados com os educandos na faixa etária que corresponde à juventude, determinada pelo Estatuto da Juventude. Como conclusão, foi verificado que existe um alto índice de jovens frequentadores das aulas de EJA na instituição pesquisada e, a partir disso, constatou-se a efetivação da juvenilização da EJA no espaço investigativo, apontando-se como decorrência para a construção desse fenômeno social.pt_BR
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