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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Márcia Vanessa-
dc.contributor.authorPinheiro, Maria Nerice dos Santos-
dc.contributor.authorPaiva, Ana Carine dos Santos de Sousa-
dc.date.accessioned2019-08-23T12:04:40Z-
dc.date.available2019-08-23T12:04:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Márcia Vanessa; PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa. Creche: um direito da criança a partir da LDBEN/1996. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 94-103.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45068-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectLeispt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleCreche: um direito da criança a partir da LDBEN/1996pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva refletir sobre o percurso histórico da Creche no Brasil, com relação ao atendimento educacional das crianças da faixa etária de 0 a 3 anos, antes e após a LDBEN/1996. Nem sempre a Creche foi considerada uma instituição de educação, por isso, torna-se imprescindível conhecer os aspectos que influenciaram na transformação da finalidade desse estabelecimento no contexto social do país. Assim, problematiza-se: como se caracterizava o atendimento das crianças antes de sua instauração como locus de cuidado e educação? Quais as transformações subjacentes à instauração de leis educacionais (BRASIL, 1988; 1996) no país? Para a construção desse estudo, utilizou-se, como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica embasada em diversos autores da área da Educação Infantil como Cruz (2000; 2005), Kuhlmann Jr. (1998), Rosemberg (1989) e Vieira (1988). Os resultados apontam que já houve conquistas importantes para a educação de bebês e crianças bem pequenas1 . Entretanto, por meio do conhecimento dessa história, é possível perceber as marcas deixadas pela duradoura indefinição do lugar da Creche no Brasil. Conclui-se que as conquistas legais foram decisivas para possibilitá-la como espaço de desenvolvimento integral das crianças que a frequentam. Contudo, apesar dos avanços obtidos, ainda há muito a ser efetivado nas práticas cotidianas ofertadas em Creches para que as crianças possam experienciar uma Educação Infantil de qualidade.pt_BR
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