Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45068
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Márcia Vanessa | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Maria Nerice dos Santos | - |
dc.contributor.author | Paiva, Ana Carine dos Santos de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T12:04:40Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23T12:04:40Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Márcia Vanessa; PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; PAIVA, Ana Carine dos Santos de Sousa. Creche: um direito da criança a partir da LDBEN/1996. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 94-103. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45068 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Leis | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Creche: um direito da criança a partir da LDBEN/1996 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo objetiva refletir sobre o percurso histórico da Creche no Brasil, com relação ao atendimento educacional das crianças da faixa etária de 0 a 3 anos, antes e após a LDBEN/1996. Nem sempre a Creche foi considerada uma instituição de educação, por isso, torna-se imprescindível conhecer os aspectos que influenciaram na transformação da finalidade desse estabelecimento no contexto social do país. Assim, problematiza-se: como se caracterizava o atendimento das crianças antes de sua instauração como locus de cuidado e educação? Quais as transformações subjacentes à instauração de leis educacionais (BRASIL, 1988; 1996) no país? Para a construção desse estudo, utilizou-se, como procedimento metodológico, a pesquisa bibliográfica embasada em diversos autores da área da Educação Infantil como Cruz (2000; 2005), Kuhlmann Jr. (1998), Rosemberg (1989) e Vieira (1988). Os resultados apontam que já houve conquistas importantes para a educação de bebês e crianças bem pequenas1 . Entretanto, por meio do conhecimento dessa história, é possível perceber as marcas deixadas pela duradoura indefinição do lugar da Creche no Brasil. Conclui-se que as conquistas legais foram decisivas para possibilitá-la como espaço de desenvolvimento integral das crianças que a frequentam. Contudo, apesar dos avanços obtidos, ainda há muito a ser efetivado nas práticas cotidianas ofertadas em Creches para que as crianças possam experienciar uma Educação Infantil de qualidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_mvsilva.pdf | 340,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.