Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45067
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva Neto, José Domingos da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-23T12:02:00Z | - |
dc.date.available | 2019-08-23T12:02:00Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA NETO, José Domingos da. Coro – escola: práticas musicais formativas no coral da UFC. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 84-93. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45067 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Prática musical | pt_BR |
dc.title | Coro – escola: práticas musicais formativas no coral da UFC | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo decorre do processo de formação musical vivenciado no Coral da Universidade Federal do Ceará, por meio do processo de construção do espetáculo “Gula” em 2015. A partir da experiência de aprendizagem musical vivenciada no coro, discorremos sobre seu aporte pedagógico musical à atuação como docente no ensino de musicalização infantil na Escola Mozart Pinto, assistida pelo Pibid do curso de música da Universidade estadual do Ceará, no intuito de averiguar as contribuições das experiências formativas do coro para a musicalização infantil. Para tanto, a investigação de cunho descritiva e qualitativa se deu por meio da participação do autor no coro, bem como na prática de ensino de música para crianças. No âmbito artístico, o coral da UFC protagonizou a difusão da música vocal em Fortaleza, do mesmo modo que atou na formação musical e humana de seus integrantes. No processo investigativo, reconhecemos os princípios educativos que nortearam a prática do grupo, do mesmo modo os conteúdos que eram trabalhados. Em uma produção coletiva, o espetáculo envolveu música (canto/instrumento), teatro, dança, arte circense e artes visuais. As propostas e práticas artísticas foram construídas coletivamente e serviram de suporte para a prática educacional que privilegiou o aspecto criativo e lúdico dos educandos. Propostas de musicalização criativas que foram experenciadas no coro e aplicadas nas aulas, tendo como base saberes e fazeres concebidos/desenvolvidos no processo formativo do coro. Palavras-chave: Formação humano-musical. Educação musical. Prática educacional. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_jdsilvaneto.pdf | 449,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.