Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRego, Thaís Cristina Figueiredo-
dc.date.accessioned2013-02-16T18:21:34Z-
dc.date.available2013-02-16T18:21:34Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationREGO, Thaís Cristina Figueiredo. O deslocamento da pedagogia da qualificação profissional para a pedagogia das competências no mundo do trabalho. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 6, p. 307-325, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4504-
dc.description.abstractThis article has the objective of analyze points related to displacement of professional qualification pedagogy to the competence pedagogy in the work world, as from the productive restructuration speeded up in the 90‟s of the 20th century. Besides it, the intention is to indicate the professional requisites that shall become required from the worker and result in the requirement of a new profile of this professional. The theoretical referential proposed seeks to reflect how the professional formation suits to the necessities brought by the flexibility when it comes to work, articulating theory and practice in the worker formation so it becomes multifunctional, overpowering a group of knowledge and competences and adapting to the flexibility required by the work market. It‟s believed that the organizational technologies, based on flexibility criteria and production integration, need multifunctional workers, capable to keep high productivity levels, mainly in situations that can change very fast. While the professional education model based on qualification leads to a fragmented work evolution, with predetermined tasks the model based on competences proposes the work relationships to become more flexible and independent, this way the worker can overpower the knowledge of the whole production process and not only parts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.revistalabor.ufc.br/artigos6.phppt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReestruturação produtivapt_BR
dc.subjectModelo de qualificação profissionalpt_BR
dc.subjectModelo de competênciaspt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProductive Restructurationpt_BR
dc.subjectProfessional qualification modelpt_BR
dc.subjectCompetences modelpt_BR
dc.subjectProfessional formationpt_BR
dc.titleO deslocamento da pedagogia da qualificação profissional para a pedagogia das competências no mundo do trabalhopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo analisar questões relativas ao deslocamento da pedagogia da qualificação profissional para a pedagogia das competências no mundo do trabalho, a partir da reestruturação produtiva acelerada na década de 90 do século XX. Além disso, pretende-se apontar os requisitos profissionais que passam a ser exigidos do trabalhador e que resultam na exigência de um novo perfil desse profissional. O referencial teórico proposto busca refletir como a formação profissional adapta-se às necessidades postas pela flexibilização do trabalho, articulando teoria e prática na formação do trabalhador para que este se torne polivalente, dominando um conjunto de conhecimentos e competências adaptando-se à flexibilidade desejada pelo mercado de trabalho. Parte-se da premissa que as novas tecnologias organizacionais, baseadas nos critérios de flexibilidade e integração da produção, precisam de trabalhadores multifuncionais, capazes de manter altos níveis de produtividade, principalmente diante de situações que se modificam rapidamente. Enquanto o modelo de educação profissional baseado na qualificação forma para o desenvolvimento de um trabalho parcelado, com tarefas pré-determinadas o modelo baseado em competências propõe tornar as relações de trabalho, mas flexíveis e autônomas, devendo o trabalhador dominar o conhecimento de todo o processo de produção e não apenas das partes.pt_BR
dc.title.enThe displacement of professional qualification pedagogy to the competence pedagogy in the work worldpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_aRT_TCFRego.pdf125,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.