Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45048
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudo de congruências com discentes cegos: uma abordagem envolvendo a Sequência FEDATHI e o Método Van Hiele
Autor(es): Magalhães, Elisângela Bezerra
Torres, Cícero Magérbio Gomes
Brandão, Jorge Carvalho
Palavras-chave: Geometria;Cegos;Métodos de ensino
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia
Citação: MAGALHÃES, Elizângela Bezerra; TORRES, Cícero Magérbio Gomes; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Estudo de congruências com discentes cegos: uma abordagem envolvendo a Sequência FEDATHI e o Método Van Hiele. Id online Revista Multidisciplinar e de Psicologia, Piedade, ano 8, n. 23, p. 73-89, jun. 2014.
Resumo: De que maneira podemos ensinar construções geométricas para discentes cegos incluídos em salas de aula regular? Com o objetivo de responder o questionamento, este artigo apresenta a vivência com 54 sujeitos que participaram de oficinas de matemática adaptada. Num total de 24 graduandos em pedagogia, 22 eram mulheres (20 cursando/concludentes) e 02 eram homens (graduados). Dos 30 matemáticos: 18 eram homens (08 cursando/concludentes) e 12 eram mulheres (4cursando/concludentes). No âmbito deste universo, 02 participantes apresentam baixa visão, sendo 01 da matemática e 01 da pedagogia. A justificativa para o termo vivência apresenta-se em função dos participantes terem sido, inicialmente, apresentados aos métodos e as técnicas (como Sequência Fedathi e Van Hiele) e logo em seguida, os participantes puderam colocar em prática, testando-as em salas de aula. Ao longo de todo esse processo, os participantes foram continuamente avaliados. Nesse contexto, e face às vivências que foram realizadas, pode-se perceber que por meio da utilização da Sequência Fedathi e Van Hiele, foi possível ensinar construções geométricas, bem como os conteúdos matemáticos (inclusive os atrelados a aspectos visuais) seja para sujeitos com cegueira quanto sem deficiência visual.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45048
ISSN: 1987 1179
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_ebmagalhaes.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.