Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45046
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A profissão docente e a prática reflexiva sob o enfoque da pedagogia histórico-crítica |
Autor : | Rodrigues, Talita Almeida |
Palabras clave : | Docência;Prática reflexiva;Pedagogia |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | RODRIGUES, Talita Almeida. A profissão docente e a prática reflexiva sob o enfoque da pedagogia histórico-crítica. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 46-54. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho levanta questões acerca da profissão docente, estabelecendo relação com as teorias acerca do professor reflexivo, utilizando como pano de fundo as concepções teóricas da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Consideramos que nos debruçarmos sobre essas questões, que de modo mais amplo se associam ao campo que diz respeito à Formação de Professores, é ação necessária para trilhar novos rumos e promover reflexões que propiciem mudanças e melhorias no tocante a formação docente. Como fundamentação teórica, fazemos referência a autores como ENGUITA (1989), FREIRE (1999), GADOTTI (1992), LIBÂNEO (1986); LUCKESI (1990), PERRENOUD (2002); SAVIANI (2008), VEIGA (1992) entre outros. A partir das reflexões e estudos, sob o enfoque da Pedagogia Histórico-Crítica, foi possível compreender que a profissão docente é percebida como um dos principais elementos constituintes da comunidade escolar, não limitando-se a organizações de feiras culturais ou festas comemorativas, mas sim, possuidora de grande força no movimento de transformação social. Assim, chegamos, também, a entendimentos acerca do professor reflexivo, identificando que não é a aquisição dessa habilidade, em especial, que transformará o ensino, mas a compreensão por parte do professor e dos seus formadores de que é com um ensino consistente, crítico, que investiga além do aparente, de fato, que temos uma possibilidade mais concreta, de alcançar a mudança desejada. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45046 |
ISSN : | 2447 2085 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_tarodrigues.pdf | 340,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.