Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45037
Tipo: Artigo de Evento
Título: Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais
Autor(es): Silva, Liliann de Fátima Sousa da
Magalhães, Elisângela Bezerra
Lima, Ivoneide Pinheiro de
Palavras-chave: Ensino;Professor;Deficiência Visual
Data do documento: 2017
Citação: SILVA, Liliann de Fátima Sousa da; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais. SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DOM JOSÉ - IDJ, 1., 10-11 de out. 2017, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza:Instituto Dom José – IDJ, 2017. p. 221-232. Tema: Novas perspectivas Para Profissionais do Século XXI.
Resumo: Este estudo cujo tema é dificuldades da ação docente em matemática com alunos deficientes visuais, surgiu do questionamento sobre como ocorre a inclusão desses alunos e qual é a formação do professor para lecionar para alunos com essa limitação da visão. Objetivo da pesquisa é identificar as dificuldades encontradas pelos professores de matemática do ensino médio com alunos deficientes visuais inclusos na sala de aula regular. Para este estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, por meio de um questionário online, onde os professores que participaram desta pesquisa foram professores que atualmente lecionam na rede pública de ensino e destes, 50% tem experiência na educação inclusiva. Na coleta dos dados, identificamos que as dificuldades encontradas foram: a escrita específica, ausência da fala clara e objetiva, ensino da didática especializada, falta da estrutura física das escolas, ausência de recursos didáticos e financeiros. As metodologias apontadas para solucionar essas dificuldades foram a dos autores Brandão e Lira onde afirmam que pra ensinar matemática para os deficientes visuais é necessário ter domínio do conteúdo, uma linguagem clara e objetiva, sem erros de linguagens e nem vícios; já para a autora Gil, ela afirma que a confecção de material concreto e jogos manipulativos na sala de aula com os discentes cegos é beneficentes para a turma toda, inclusive para os discentes videntes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45037
ISSN: 2526-7108
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_lfssilva.pdf728,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.