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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNogueira, Antônia Diana Braga-
dc.contributor.authorCarneiro, Francisco Charles Dias-
dc.date.accessioned2019-08-22T13:50:35Z-
dc.date.available2019-08-22T13:50:35Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Francisco Charles Dias. PM In Board: um jogo de tabuleiro para auxiliar no ensino de gerenciamento de projetos de software, 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)- Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45030-
dc.description.abstractContext: the management of software projects has been gaining importance in the market. The excellence of what is being produced and the solution of problems and difficulties are other factors that influence the increase of the capacity of management. The need for knowledge and experience regarding software projects is able to open a reflection on the importance of creating series of educational studies, which can be improved even during graduation, which are able to aid the teaching and development of students , such as good communication and decision-making capacity. Objective: this work has a proposal that aims to assist the teaching of software management based on PMBok, through a game of deformation in the form of a board. Method: in order to achieve this goal, the game applications were carried out with undergraduate students of Information Technology courses and with newly graduated persons also in the area, shortly after an evaluation questionnaire was applied to analyze the subcomponents: motivation, user experience and learning. Results: with the applications of the game were observed the increase of the level of knowledge in project management in the 3 (three) areas of knowledge of PMBok worked in the game, scope management, cost management and term management. Conclusions: as a result of this work, it can be concluded that the specific objectives initially defined were satisfactorily achieved. The players positively expressed that the game was an efficient way to learn and remember concepts in project managementpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.titlePM In Board: um jogo de tabuleiro para auxiliar no ensino de gerenciamento de projetos de softwarept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrContexto: a gerência de projetos de software vem ganhando importância no mercado. A excelência do que está sendo produzido e a solução dos possíveis problemas e dificuldades são outros fatores que têm influenciado no aumento da adoção do gerenciamento. A necessidade de conhecimento e experiência em gerência de projetos de software é capaz de abrir uma reflexão a respeito da importância da criação de estratégias educacionais, que possam ser aplicadas ainda durante a graduação, que sejam capazes de auxiliar o ensino e o desenvolvimento de habilidades específicas nos alunos, como por exemplo, a boa comunicação e a capacidade de tomada de decisões. Objetivo: este trabalho apresenta uma proposta que visa auxiliar o ensino do gerenciamento de projeto de software com base no PMBok, por meio de um jogo de simulação disposto em forma de tabuleiro. Método: Para alcançar esse objetivo foram realizadas aplicações do jogo com alunos de graduação de cursos de Tecnologia de Informação e com pessoas recém graduadas também na área, logo após foi aplicado um questionário de avaliação para analisar os subcomponentes: motivação, experiência do usuário e aprendizagem. Resultados: Com as aplicações do jogo foram observados o aumento do nível de conhecimento em gerenciamento de projetos nas 3 (três) áreas de conhecimentos do PMBok trabalhadas no jogo, gerência de escopo, gerência de custo e gerência de prazo. Conclusões: como resultado deste trabalho, pode-se concluir que os objetivos específicos definidos inicialmente foram alcançados de forma satisfatória. Os jogadores expressaram positivamente que o jogo foi uma maneira eficiente de aprender e relembrar os conceitos em gerência de projetos.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

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