Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45016
Tipo: Resumo
Título: Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa
Autor(es): Alves, Maria Vanessa Silva
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: Biologia;Facilitadora;Aprendizagem cooperativa
Data do documento: 2016
Citação: ALVES, Maria Vanessa Silva; ANDRADE NETO, Manoel. Monitoria de biologia em células cooperativas na EEEP Alan Pinho Tabosa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Num contexto no qual a disciplina de biologia não é dada a devida atenção, tanto pelo estado (falta de professores especializados na área) quanto pelos estudantes, foi pensado em um projeto de monitoria durante as aulas de biologia. Esse projeto tem como objetivos melhorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina, fazer com que eles tenham participação mais ativa durantes as aulas (especialmente no momento de tirar as dúvidas sobre o assunto explanado), melhorar a compreensão dos alunos sobre matéria, e fazer com que eles desenvolvam uma afinidade pela disciplina de biologia. A metodologia utilizada é aprendizagem cooperativa, que trabalha com divisão de funções, interdependência positiva, interação social, responsabilidade individual, processamento de grupo e habilidades sociais. Essa metodologia busca além da maximização do aprendizado dos estudantes, a formação de cidadãos mais solidários, cooperativos e críticos acerca da realidade que os rodeiam. Partindo disso os resultados alcançados foram notáveis dentre eles estão, o alcance de melhores notas nas avaliações individuais ao final da aula, houve melhora no comportamento das turmas como um todo (quando o projeto teve início algumas turmas eram dispersas e barulhentas, ao longo do projeto isso mudou) além disso os estudantes começaram a participar de maneira mais ativa das aulas. Pode-se concluir que o projeto alcançou seus objetivos de maneira efetiva e contribuiu para uma educação pública de maior qualidade. Um aditivo, a utilização do processamento de grupo contribui para melhor desempenho dos grupos estudantis, pois esse elemento exercita a capacidade criticar a ideia sem ofender a pessoa, além de dar a oportunidade para os estudantes melhorarem seu comportamento e participação nos seus próximos estudos em grupo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45016
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mvsalves.pdf48,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.