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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Guimarães, Marcus Vinicius Nunes | - |
dc.contributor.author | Andrade Neto, Manoel | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-22T12:15:20Z | - |
dc.date.available | 2019-08-22T12:15:20Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Marcus Vinicius Nunes; ANDRADE NETO, Manoel. Aprendizagem cooperativa na escola pública: desafios e superações. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45014 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem cooperativa na escola pública: desafios e superações | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Ceará possui um sistema de ensino problemático. As metodologias tradicionais utilizadas no ensino público não contemplam o perfil dos atuais estudante e isso contribui para a elevação da taxa da evasão escolar e para um baixo aprendizado. Conteúdos de física nas escolas públicas, são frequentemente rejeitados pelos alunos. Isso ocorre devido a não visualização prática dos assuntos teóricos estudados, resultando em aversão aos cursos de ciências exatas, como as engenharias, por exemplo. O Programa de Estimulo à Cooperação na Escola é o principal difusor da aprendizagem cooperativa no Ceará e têm proporcionado formação nessa metodologia à diversos estudantes da UFC. Este resumo tem por objetivo expor o relato de experiência da aplicação da metodologia de aprendizagem cooperativa no ensino público de Fortaleza. Portanto, devido às dificuldades dos alunos no aprendizado de física e a perpetuação dessa dificuldade durante o ensino superior, propôs-se o uso da aprendizagem cooperativa entre os alunos do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni, através de células de estudo de física com assuntos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio. A escola, por sua vez, mostrou-se bastante aceptivel à inovação e ao projeto em questão. Assim, estão sendo utilizados textos impressos e materiais lúdicos que promovam a cooperação, interação promotora e interdependência positiva entre os estudantes. Espera-se, portanto, elevar o interesse dos alunos por assuntos de física e a sua compreensão. Os resultados serão avaliados através de suas notas nas provas de física e simulados de ciências da natureza aplicados na escola. Os alunos têm demonstrado interesse pelas células de estudo, mostrando que a aprendizagem cooperativa funciona como método instigador do conhecimento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_resumo_eve_mvnguimarães.pdf | 48,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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