Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Pricila Acacio-
dc.contributor.authorMagalhães, Elisângela Bezerra-
dc.contributor.authorLima, Ivoneide Pinheiro de-
dc.date.accessioned2019-08-22T11:03:33Z-
dc.date.available2019-08-22T11:03:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Pricila Acacio; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; LIMA, Ivoneide Pinheiro de. A utilização do multiplano para a aprendizagem de alunos deficientes visuais. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 4., 15-18 set. 2017, João Pessoa – PB. Anais... João Pessoa: CONEDU, 2017.pt_BR
dc.identifier.isbn2358 8829-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45004-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCONEDUpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleA utilização do multiplano para a aprendizagem de alunos deficientes visuaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação inclusiva está passando por um processo de renovação, antes os alunos com deficiência eram atendidos em estabelecimentos próprios, hoje eles têm direito a estudar em escolas regulares. Mas a inclusão não é apenas inserir esses alunos em escolas regulares e sim dá todo o suporte físico e metodológico. Pesquisas como Brandão e Lira (2010) apontam que alunos com problemas de visão podem compreender álgebra e geometria, desde que o professor use metodologias e instrumentos adequados que valorize seus outros sentidos como o tato e a audição. Existem recursos didáticos adaptados e criados para o auxílio da aprendizagem desses alunos, o Multiplano é um exemplo. Esse instrumento foi desenvolvido por Rubens Ferronato, consiste em um material tátil que possibilita a abordagem de conteúdos de álgebra, geometria e estatística. Pode ser usado desde a educação infantil até o nível superior. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da utilização do Multiplano para a aprendizagem de conceitos matemáticos com alunos deficientes visuais. Utilizamos a abordagem qualitativa e o método usado foi o estudo de caso, onde entrevistamos 2 alunos deficientes visuais de uma escola da rede pública de ensino do Ceará. Para a coleta de dados usamos a entrevista semiestruturada. Com a entrevista pudemos perceber que os alunos não compreendiam conceitos matemáticos básicos, mas depois que foi aplicado uma seção didática utilizando o Multiplano no estudo de perímetro, área e volume. Os alunos conseguiram definir os conceitos e dar exemplos. A conclusão aponta que os alunos com deficiência visual apresentam, em muitas situações, dificuldades de apreender conceitos matemáticos, pois, muitas vezes, eles só acompanham a aula pela audição, o que limita as possibilidades de aprendizagem em matemática. O Multiplano foi importante como recurso didático no auxilio da aprendizagem de conceitos matemáticos dos alunos deficientes visuais em foco.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_eve_parodrigues.pdf680,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.