Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44983
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Chaves, Matheus da Silva | - |
dc.contributor.author | Braga, Emanuelle Fernandes | - |
dc.contributor.author | Silva, Felipe Caetano da | - |
dc.contributor.author | Bustamante Junior, Juan de Dios | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T17:17:16Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21T17:17:16Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Matheus da Silva et al. Influência da interação e processamento de grupo no desenvolvimento de uma célula de estudos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44983 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Célula de estudos | pt_BR |
dc.subject | Pilares | pt_BR |
dc.title | Influência da interação e processamento de grupo no desenvolvimento de uma célula de estudos | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo visa verificar o nível de influência da metodologia da aprendizagem cooperativa na construção de uma célula de estudos, focando nos pilares de interação face a face e processamento de grupo, citados por Johnson & Johnson como sendo dois dos cinco pilares necessários para que uma metodologia de aprendizado seja cooperativa. Tomando como partida a contínua dificuldade de manter um grupo unido em prol de atingir uma meta ou um objetivo em comum, a interação social age como uma forte alavanca que possui a capacidade de manter o grupo trabalhando como uma unidade. Nesse contexto é necessária uma constante análise dos problemas e vantagens do grupo, a essa análise dá-se o nome de processamento de grupo, que tem objetivo de sanar as deficiências presentes na equipe e em seus membros. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo comprovar a eficiência dos pilares da interação face a face e do processamento de grupo em células de estudo. Como metodologia, serão analisados dois grupos de estudo, em que apenas um desses será orientado a utilizar os pilares citados acima. Assim, comparando o desenvolvimento desses grupos, será possível avaliar, por meio de questionários, a eficácia da Aprendizagem Cooperativa. Os resultados serão demonstrados em um quadro confirmatório dos objetivos ao final da análise dos questionários. A partir desses dados, espera-se confirmar que os dois pilares em estudo são fundamentais para o sucesso de um grupo de estudos, e estimular o uso dessa metodologia no âmbito acadêmico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mschaves.pdf | 48,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.