Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChaves, Matheus da Silva-
dc.contributor.authorBraga, Emanuelle Fernandes-
dc.contributor.authorSilva, Felipe Caetano da-
dc.contributor.authorBustamante Junior, Juan de Dios-
dc.date.accessioned2019-08-21T17:17:16Z-
dc.date.available2019-08-21T17:17:16Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCHAVES, Matheus da Silva et al. Influência da interação e processamento de grupo no desenvolvimento de uma célula de estudos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44983-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectCélula de estudospt_BR
dc.subjectPilarespt_BR
dc.titleInfluência da interação e processamento de grupo no desenvolvimento de uma célula de estudospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo visa verificar o nível de influência da metodologia da aprendizagem cooperativa na construção de uma célula de estudos, focando nos pilares de interação face a face e processamento de grupo, citados por Johnson & Johnson como sendo dois dos cinco pilares necessários para que uma metodologia de aprendizado seja cooperativa. Tomando como partida a contínua dificuldade de manter um grupo unido em prol de atingir uma meta ou um objetivo em comum, a interação social age como uma forte alavanca que possui a capacidade de manter o grupo trabalhando como uma unidade. Nesse contexto é necessária uma constante análise dos problemas e vantagens do grupo, a essa análise dá-se o nome de processamento de grupo, que tem objetivo de sanar as deficiências presentes na equipe e em seus membros. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo comprovar a eficiência dos pilares da interação face a face e do processamento de grupo em células de estudo. Como metodologia, serão analisados dois grupos de estudo, em que apenas um desses será orientado a utilizar os pilares citados acima. Assim, comparando o desenvolvimento desses grupos, será possível avaliar, por meio de questionários, a eficácia da Aprendizagem Cooperativa. Os resultados serão demonstrados em um quadro confirmatório dos objetivos ao final da análise dos questionários. A partir desses dados, espera-se confirmar que os dois pilares em estudo são fundamentais para o sucesso de um grupo de estudos, e estimular o uso dessa metodologia no âmbito acadêmico.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mschaves.pdf48,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.