Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44978
Tipo: | Resumo |
Título: | CASA-C: estudo da redação para o ENEM em células cooperativas na EEEP Salaberga T. G. De Matos |
Autor(es): | Oliveira, Morganna Rangel Silva de Andrade Neto, Manoel |
Palavras-chave: | CASA-C;Aprendizagem cooperativa;PRECE |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | OLIVEIRA, Morganna Rangel Silva de; ANDRADE NETO, Manoel. CASA-C: estudo da redação para o ENEM em células cooperativas na EEEP Salaberga T. G. De Matos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | Nos últimos anos, o acesso à Universidade tem sido bastante debatido em diversos níveis sociais, e a implantação da política de cotas possibilitou certa flexibilização deste acesso para os alunos das escola públicas. Entretanto, esta possibilidade ainda é bastante restrita para estes alunos, que por vezes frequentam a escola sem estímulo, sem perspectiva de obter uma melhoria de vida através do Ensino Superior. Tendo em vista estes aspectos foi criado o PRECE (Programa de Estímulo à Cooperação na Escola), com o objetivo de efetuar uma contribuição para a melhoria da escola pública através da atuação de universitários nestas escolas. O PRECE passou a ser missão de Bolsistas, que como eu, abraçaram o projeto e se prepararam para montar as CASA-C’s. Para isso, passamos por um processo formativo em Aprendizagem Cooperativa, e em seguida fomos para a escola escolhida, onde cada bolsista desenvolve seu projeto individual. No meu caso, escolhi a escola em que estudei, onde juntamente com a bolsista Crislane Cavalcante desenvolvo o projeto com foco na Redação para o ENEM. Escolher a EEEP Salaberga T.G. de Matos representou grande parte do sucesso que temos obtido na implantação do projeto, pois contamos com o apoio da Direção e dos professores que já nos conheciam. Para trabalhar com o grande número de alunos, desenvolvemos um esquema de treinamento de Coordenadores de Célula. Os professores de português nos indicaram 7 alunos de cada uma das 4 turmas de 3º ano da escola, totalizando 28 alunos participantes nestas formações.Em seguida, passamos a trabalhar com as turmas inteiras, com os 7 coordenadores liderando as células em cada turma e nos auxiliando a articular os estudos. Com este processo continuado, esperamos uma melhoria na capacidade dos alunos de se relacionarem, possibilitando um clima emocional agradável em sala de aula, que por sua vez significará um avanço nos níveis de aprendizado e nas notas de Redação da turma. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44978 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mrsoliveira.pdf | 49,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.