Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Lidia Nunes dos-
dc.contributor.authorBarbosa, Maria Edivani Silva-
dc.date.accessioned2019-08-21T14:11:22Z-
dc.date.available2019-08-21T14:11:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Lidia Nunes dos; BARBOSA, Maria Edivani Silva. Pesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44951-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectPesquisa e formação docentept_BR
dc.titlePesquisa na formação docente: o estágio curricular supervisionado em geografia Ipt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I é o momento em que os licenciandos assumem a postura de professor pesquisador. O objetivo é propiciar ao professor em formação uma aproximação com a realidade do futuro campo de trabalho no qual atuará, ou seja, a escola. O estagio com pesquisa permite ao estudante de licenciatura reflexões sobre a prática docente e constitui-se atividade instrumentalizadora da práxis docente. Assim, compete aos licenciandos vivenciarem a rotina da escola: o contexto da sala de aula, da escola e de seus diversos ambientes, compreensão do sistema de ensino e sua relação com a sociedade. Assim, é proposta no Estágio I a elaboração de projetos de pesquisa, onde os licenciandos passam a problematizar a escola, o ensino de Geografia, enfim, as práticas institucionais e as ações dos sujeitos escolares. Nessa perspectiva, a monitoria vem auxiliar na mediação da pesquisa na formação docente. Colabora no desenvolvimento desse futuro profissional, contribui na erradicação das dúvidas e na construção do projeto de pesquisa voltado para o contexto escolar. Para isso, são planejadas algumas atividades: leituras dos textos da disciplina; participação nas aulas presenciais e encontros de medições; grupo de estudos para contribuir com o aprendizado dos alunos. Essa prática possibilita o desenvolvimento de pesquisa na formação docente, proporciona um aprimoramento das práticas do docente em formação. Auxilia no desenvolvimento do futuro profissional (estagiário), colabora na sistematização do ser professor (a) na escola da contemporaneidade.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lnsantos.pdf48,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.