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Tipo: TCC
Título: Qualidade de vida no trabalho de discentes em atividades de estágio: o caso FEAAC/UFC
Autor(es): Gama, Mariana Evaristo
Orientador: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palavras-chave: QVT;Estágio;Modelo de Walton (1973)
Data do documento: 2019
Citação: GAMA, Mariana Evaristo. Qualidade de vida no trabalho de discentes em atividades de estágio: o caso FEAAC/UFC. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
Resumo: A análise da qualidade de vida no trabalho é necessária para compreender o nível de satisfação e saúde dos funcionários de uma organização. As atividades de estágio são o primeiro contato dos alunos com a realidade prática de sua área de estudo. A constante busca de estagiários em mostrar a seus gestores sua eficiência e comprometimento, pode levá-los a estender seus limites físicos e emocionais. O presente trabalho buscou analisar a qualidade de vida no trabalho dos discentes da FEAAC/UFC em atividade de estágio entre os anos de 2018 e 2019, utilizando o modelo de QVT de Richard Walton (1973). Apresenta como fundamentação teórica os conceitos de QVT, os modelos criados por Walton (1973), Hackman & Oldham (1975), Westley (1979) e Nadler & Lawler (1983), o conceito e histórico de estágio e sua regulamentação. Caracteriza-se como uma pesquisa do tipo exploratória-descritiva, com abordagem quantitativa, pois usa da quantificação, tanto na coleta quanto no tratamento das informações. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário virtual e online, a partir do modelo desenvolvido por Walton (1973), abordando cada uma das oito dimensões citadas pelo autor. O resultado da pesquisa apontou que as experiências vividas durante o período de estágio influenciam diretamente na qualidade de vida no trabalho dos estagiários, verificando que a dimensão com médias mais altas foi a de oportunidade imediata para a utilização e desenvolvimento da capacidade humana (66%) e a de menor média foi a categoria trabalho e o espaço total da vida (20%).
Abstract: The analysis of the quality of life at work is necessary to understand the level of satisfaction and health of the employees of an organization. The internship activities are the students' first contact with the practical reality of their area of study. The constant search for trainees to show their managers their efficiency and commitment can lead them to extend their physical and emotional limits. The present work sought to analyze the quality of life in the work of the FEAAC / UFC students in the traineeship activity between the years 2018 and 2019, using Richard Walton's (1973) QWL model. It presents as theoretical foundation the concepts of QWL, the models created by Walton (1973), Hackman & Oldham (1975), Westley (1979) and Nadler & Lawler (1983), the concept and history of internship and its regulation. It is characterized as an exploratory-descriptive research, with a quantitative approach, since it uses quantification, both in the collection and in the treatment of information. As a tool for data collection, a virtual and online questionnaire was used, based on the model developed by Walton (1973), addressing each of the eight dimensions cited by the author. The research results showed that the experiences with the trainees had a direct influence on the quality of life in the work of the trainees, and verified that the dimension with higher averages was the immediate opportunity for the use and development of human capacity (66%) and the lowest average was the category work and the total space of life (20%).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44929
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