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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bezerra, Lucas Fonseca | - |
dc.contributor.author | Sousa, Dayane Vieira de | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Antonio Carlos | - |
dc.contributor.author | Almeida, Maria Mozarina Beserra | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-21T12:38:50Z | - |
dc.date.available | 2019-08-21T12:38:50Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Lucas Fonseca et al. A ambientação dos ingressantes no curso de bacharelado em química e o acompanhamento da disciplina de química geral I: um panorama sobre a ótima da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44923 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.subject | Curso de Química | pt_BR |
dc.subject | Química Geral | pt_BR |
dc.title | A ambientação dos ingressantes no curso de bacharelado em química e o acompanhamento da disciplina de química geral I: um panorama sobre a ótima da evasão | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A evasão tem sido objeto de muitos estudos educacionais a fim de propor possíveis soluções. Verifica-se que no primeiro ano de curso a evasão é de 2 a 3 vezes maior que nos anos seguintes. Sendo assim, a ambientação dos estudantes recém-chegados à universidade é um ponto crucial para diminuir a evasão. E é nesse contexto que atuam os Monitores de Projeto do Curso de Química Bacharelado. Esse estudo teve objetivo de realizar a ambientação dos alunos ingressantes no Curso em 2016, além de acompanhamento das disciplinas de maior índice de reprovação, com vistas a diminuir a evasão. A metodologia consistiu em duas partes: primeiramente propiciou-se a ambientação (através de recepção dos ingressantes, palestras com professores dando boas vindas e apadrinhamento dos ingressantes pelos monitores, etc) e secundariamente cada um dos bolsistas realizou acompanhamento pedagógico de uma disciplina como Química Geral, Química Orgânica I e Físico-Química I. Este trabalho relata algumas dessas atividades e discute as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na disciplina de Química Geral, tendo como base a aplicação de questionários semiabertos. Nesses questionários, os alunos responderam, dentre outros itens, a principal dificuldade na disciplina, o que mais consideram que contribuiu para sua aprovação ou reprovação e se estão motivados ou não a continuar no curso. Os resultados mostraram, por exemplo, que o conteúdo de maior dificuldade é estequiometria (56% dos entrevistados) e que 88% dos estudantes se sentem motivados a continuar no curso. Todavia, todos os estudantes que não se sentem motivados a continuar a graduação reprovaram a disciplina de Química Geral I. Isso demonstra o impacto negativo da falta de motivação para o Curso, levando às reprovações e consequentemente a evasão dos alunos. Dessa forma, espera-se que o panorama traçado neste trabalho sirva de guia para as próximas atividades da Monitoria de Projetos, bem como para docentes que compõem o Curso de Química. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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