Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Lucas Fonseca-
dc.contributor.authorSousa, Dayane Vieira de-
dc.contributor.authorMagalhães, Antonio Carlos-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Mozarina Beserra-
dc.date.accessioned2019-08-21T12:38:50Z-
dc.date.available2019-08-21T12:38:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBEZERRA, Lucas Fonseca et al. A ambientação dos ingressantes no curso de bacharelado em química e o acompanhamento da disciplina de química geral I: um panorama sobre a ótima da evasão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44923-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectCurso de Químicapt_BR
dc.subjectQuímica Geralpt_BR
dc.titleA ambientação dos ingressantes no curso de bacharelado em química e o acompanhamento da disciplina de química geral I: um panorama sobre a ótima da evasãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA evasão tem sido objeto de muitos estudos educacionais a fim de propor possíveis soluções. Verifica-se que no primeiro ano de curso a evasão é de 2 a 3 vezes maior que nos anos seguintes. Sendo assim, a ambientação dos estudantes recém-chegados à universidade é um ponto crucial para diminuir a evasão. E é nesse contexto que atuam os Monitores de Projeto do Curso de Química Bacharelado. Esse estudo teve objetivo de realizar a ambientação dos alunos ingressantes no Curso em 2016, além de acompanhamento das disciplinas de maior índice de reprovação, com vistas a diminuir a evasão. A metodologia consistiu em duas partes: primeiramente propiciou-se a ambientação (através de recepção dos ingressantes, palestras com professores dando boas vindas e apadrinhamento dos ingressantes pelos monitores, etc) e secundariamente cada um dos bolsistas realizou acompanhamento pedagógico de uma disciplina como Química Geral, Química Orgânica I e Físico-Química I. Este trabalho relata algumas dessas atividades e discute as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na disciplina de Química Geral, tendo como base a aplicação de questionários semiabertos. Nesses questionários, os alunos responderam, dentre outros itens, a principal dificuldade na disciplina, o que mais consideram que contribuiu para sua aprovação ou reprovação e se estão motivados ou não a continuar no curso. Os resultados mostraram, por exemplo, que o conteúdo de maior dificuldade é estequiometria (56% dos entrevistados) e que 88% dos estudantes se sentem motivados a continuar no curso. Todavia, todos os estudantes que não se sentem motivados a continuar a graduação reprovaram a disciplina de Química Geral I. Isso demonstra o impacto negativo da falta de motivação para o Curso, levando às reprovações e consequentemente a evasão dos alunos. Dessa forma, espera-se que o panorama traçado neste trabalho sirva de guia para as próximas atividades da Monitoria de Projetos, bem como para docentes que compõem o Curso de Química.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lfbezerra.pdf50,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.